COMUNICAÇÃO

“Ação Cidadã – Sou pai responsável” começa em Serrinha

04/11/2007 13:20 | Por

A “Ação Cidadã – Sou Pai responsável”, da Defensoria Pública do Estado da Bahia, será lançada em Serrinha a partir de amanhã, 6 de novembro. O objetivo é orientar as famílias mais necessitadas da população baiana sobre os conflitos que envolvem a paternidade responsável e as relações familiares, buscando reduzir a demanda da área, que é a maior atendida hoje pela instituição em todo o Estado.

O atendimento ocorrerá das 8h30 às 12h, no Fórum Luis Viana Filho, situado na Rua Macário Ferreira, nº 517, sempre às terças e quartas-feiras, sob a coordenação do defensor Rodrigo Assis Alves, que estará atendendo as famílias no intuito de promover conciliações de forma a desafogar o fluxo da Justiça. Segundo o defensor, os que concordarem em resolver as situações através das conciliações já sairão da Defensoria encaminhados para o Cartório de Registros, a fim de assumirem a paternidade das crianças em questão. Os que tiverem dúvidas quanto à paternidade, a Defensoria encaminhará para que seja feito o exame de DNA gratuito numa instituição conveniada. Os interessados em participar podem procurar a instituição na cidade. Maiores informações pelos telefones 75-3261-2227 ou 75- 3261-2845.

Serrinha é a primeira cidade do interior baiano que inicia a “Ação Cidadã – Sou Pai Responsável”. Esta foi lançada em Salvador em agosto deste ano e já atendeu mais de 300 famílias. A intenção, conforme explicou a defensora pública- geral Tereza Cristina Almeida Ferreira, é reduzir esta demanda e fazer com que os assistidos compreendam que somente eles são capazes de resolver seus problemas.

“Queremos que eles repensem o que é ser pai e o que ser mãe e, por outro lado, tentar resolver a situação de forma conciliatória, independente do trâmite judicial ou até que não necessite mais deste”. O nome desta ação foi definido a partir da constatação de que a maioria dos casos é relacionada aos pais e requisitada pela mãe de crianças.