COMUNICAÇÃO

ALAGOINHAS – Defensoria Pública apresenta Orçamento Participativo 2019 à população

11/05/2018 11:43 | Por Daniel Gramacho - DRT/BA - 3686 (Texto e foto)

Conferência pública aconteceu ontem, 10, na sede da Defensoria Pública.

Dando prosseguimento à série de conferências públicas sobre o Orçamento Participativo 2019, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA chegou a Alagoinhas para ouvir as demandas da sociedade civil na construção do orçamento.

O membro eleito do Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública, José Santana, destacou que muitas das questões que a Defensoria precisa passa pela questão política, e que o Grupo Operativo está à disposição para ajudar nessa articulação.

“Nós como representante da sociedade civil, que convivemos nas comunidades urbanas e rurais,  sabemos das dificuldades da Defensoria, e nós estamos aqui não só para reclamar, mas para reconhecer, propor e ajudar em qualquer ação que beneficie o nosso município”, afirmou José Santana.

A coordenadora das Regionais do Interior, Soraia Ramos, apresentou a Defensoria Pública ressaltando que “muitas pessoas ainda não conhecem a Defensoria, nem sabem que existe uma instituição pública, gratuita que presta assistência jurídica de qualidade para garantir direitos, e uma das nossas funções é trazer educação em direitos para que as pessoas possam exercê-los”.

A defensora pública Camile Lizandra Morais de Santana, falou sobre os pontos que já foram implementados na Defensoria Pública de Alagoinhas, como o acompanhamento processual por telefone, que facilita sobremaneira a vida dos assistidos, bem como o agendamento online de atendimento que será implantado nas sedes do interior do estado.

“Dentro das nossas limitações nós buscamos fazer o melhor, infelizmente não conseguimos fazer tudo, mesmo assim, tenho certeza de que a Defensoria de Alagoinhas hoje, já é muito melhor do que a Defensoria de três anos atrás. Aqui é um local de acolhimento não só pelos defensores, mas por toda nossa equipe que desenvolve um trabalho genial”, disse Camile Lizandra.

Estiveram presentes à conferência o presidente da Associação dos Defensores Públicos da Bahia – ADEP/BA, João Carlos Gavazza, o defensor público Luiz Filipe Souza Fonseca, a defensora pública Elisa da Silva Alves, e representantes da sociedade civil.