COMUNICAÇÃO

Aprendizes auxiliarão na prestação de serviços da Defensoria Pública da Bahia

16/01/2018 16:22 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA (texto e fotos)

O projeto Cidadão Aprendiz conta com a cooperação entre a DPE/BA e diversas instituições

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA deu as boas-vindas nesta terça-feira, 16, aos 15 aprendizes que auxiliarão na prestação de serviços da Instituição. O projeto Cidadão Aprendiz objetiva a formação profissional de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, acolhimento institucional ou que se encontram em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, semiliberdade, bem como para egressos da FUNDAC.

“Por meio da concretização do projeto, a Defensoria Pública atende a sua missão institucional de defesa dos direitos da criança e do adolescente, uma vez que contribui ativamente para reintegração social do adolescente a quem se atribui a prática de ato infracional, além de viabilizar o ingresso no mercado de trabalho àquele em situação de acolhimento institucional, oferecendo para eles a oportunidade de construção de uma nova realidade”, explicou a defensora pública Laissa Rocha.

O projeto Cidadão Aprendiz conta com a cooperação interinstitucional entre a Defensoria Pública da Bahia, o Ministério Público do Estado, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SETRE, o Ministério Público do Trabalho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, a Fundação da Criança e do Adolescente – FUNDAC, o município de Salvador, por meio das Secretarias de Saúde, Educação, Promoção Social e Combate à Pobreza e a Fundação Cidade Mãe.

A formação teórica foi realizada pelo SENAI e a prática será efetivada nas dependências da Defensoria Pública, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, do Ministério Público Estadual e do Ministério Público do Trabalho. Durante a fase prática, os jovens aprendizes cumprirão uma carga horária de 20 horas semanais.

Também participaram da atividade a coordenadora de estágio de nível médio da DPE/BA, Maria da Purificação e a servidora da Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Defensoria, Andressa Seixas.