COMUNICAÇÃO

Atuações na área de Registro Público, Pessoa Idosa e Corregedoria são apresentadas no Curso de Preparação à Carreira de Defensor

19/12/2017 10:56 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA (texto e fotos)

A Especializada Criminal e de Execução Penal será a próxima a ser apresentada

Dando continuidade ao XVII Curso de Preparação à Carreira de Defensor aconteceu nesta segunda-feira, 18, na Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia – ESDEP, a apresentação aos novos defensores públicos da Especializada de Proteção à Pessoa Idosa, da Corregedoria e da área de Registros Públicos que está incorporada a Especializada Cível.

A subcoordenadora da Especializada de Proteção à Pessoa Idosa, Laise Carvalho, apresentou as atribuições, ações, atividades realizadas e as particularidades relacionadas à área, bem como exemplificou os casos práticos recorrentes na atuação da Especializada.

Explicar os pontos relacionados ao Registro Público como a utilização do nome social na Defensoria Pública da Bahia e as ações retificatórias – modificar, acrescentar ou suprimir dados – ficaram a cargo da defensora pública Cristina Ulm. “A certidão de nascimento é o primeiro documento que nos torna cidadão, por isso a importância do documento. É gratificante fazer a diferença na vida das pessoas de modo com que nossos assistidos se sintam mais respeitados”, destacou Ulm.

CORREGEDORIA

A Corregedoria-Geral realiza a fiscalização das atividades, por meio de inspeções, correições ordinárias e extraordinárias, verificando as condições da prestação dos serviços, pelos servidores e defensores públicos. A corregedora-geral da DPE/BA, Maria Célia Padilha, durante a explanação chamou atenção da conduta desejada na atuação funcional: “Eu espero que o que foi dito no discurso de posse não fique só no papel, mas se torne uma prática na vida de vocês. Os processos que vocês pegam, aquele amontoado de papel tem vida. Aquilo tem sangue, tem história. São pessoas que quando chegam à Defensoria já não tem mais onde recorrer. Tenham consciência que vocês não estão fazendo favor a ninguém, vocês tem o dever de atender bem. Cada processo daquele é a vida de alguém que está dependendo do trabalho, esforço e competência de vocês para que tenham resultado”.

Devido ao recesso do final de ano, que acompanha o recesso Judiciário, o curso será retomado em 8 de janeiro de 2018, com apresentação da Especializada Criminal e de Execução Penal.