COMUNICAÇÃO

Barreiras – Defensoria Pública participa de evento sobre Relações Étnicas e Demandas Jurídicas

17/11/2017 15:47 | Por Daniel Gramacho - DRT/BA - 3686

O evento foi promovido pela Universidade Dom Pedro em homenagem à Semana da Consciência Negra

 

Reforçando a educação em direitos, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA nesta quinta-feira, 16, participou de um evento sobre Relações Étnicas e Demandas Jurídicas, promovido pela Universidade Dom Pedro, em homenagem à Semana da Consciência Negra. O evento realizou-se na Câmara de Vereadores da cidade de Barreiras – BA.

O defensor público João Tibau Campos representou a Instituição, ministrando uma palestra que teve como enfoque principal os Direitos Humanos, a Democracia e a ideia de Estado de Direito, tratando mais especificamente das questões em torno das comunidades tradicionais, como quilombolas. Tibau citou na sua apresentação a obra do também defensor público Gilmar Bittencourt, DIREITOS DOS REMANESCENTES DE QUILOMBOLAS: dimensão de um direito constitucional, publicada pela Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep.

João Tibau considerou que com o evento “foi possível dar maior visibilidade à Instituição, principalmente para os graduandos e formandos do curso de Direito da Universidade organizadora do evento. Pôde-se, assim, deixar clara a relevância da Defensoria Pública como instituição que visa, primordialmente, promover a superação de falhas estruturais que determinam a desigualdade social sistêmica, tradicionalmente incrustada no Estado Brasileiro, através da atuação efetiva como força contra-hegemônica”.