COMUNICAÇÃO

BARREIRAS – Caravana Pacto Pela Vida desembarca na cidade

21/07/2017 8:22 | Por Daniel Gramacho DRT/BA 3686 Texto e Foto
SONY DSC

Além do Pacto Pela Vida, a Defensoria Pública esteve presente em três importantes inaugurações no município

 

 

Depois de percorrer mais de 800 quilômetros, a Caravana do Pacto Pela Vida – PPV chegou nesta quinta-feira, 20, pela primeira vez, à cidade de Barreiras, no Oeste baiano. Na reunião, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA pôde falar sobre as maiores dificuldades encontradas em sua atuação na região.

 

O defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, considerou que o mais importante do PPV, para a Instituição, foi o reconhecimento do trabalho das defensoras públicas que atuam na cidade. “Apesar de elas estarem aqui há menos de dois anos, ficou clara a interação entre elas e os outros Poderes, instituições e, sobretudo, com a sociedade civil. Importante também demonstrar que a Defensoria precisa ser interiorizada como bem apontou os juízes, promotores e prefeitos da região que solicitaram a presença da Defensoria em seus municípios”, disse o defensor-geral.

 

A defensora pública Valéria Teixeira Souza foi escolhida para apresentar a atuação da DPE/BA em Barreiras. De acordo com ela, o PPV é uma oportunidade de diálogo e de apontar para as autoridades competentes quais são os problemas regionais. “Temos demandas específicas, como a instauração de um CAPS-AD, que é um pleito da sociedade civil que chegou até a Defensoria Pública através de uma audiência pública, e a questão dos adolescentes que cometem ato infracional, tendo em vista a ausência de uma casa aqui em Barreiras onde eles possam cumprir a medida de internação, fazendo com que eles fiquem longe de suas famílias”, pontuou a defensora pública.

 

Estiveram presentes à reunião a coordenadora das Defensorias Públicas Regionais, Soraia Ramos Lima; a subcoordenadora da 3ª Regional da Defensoria Pública em Ilhéus, Cristiane da Silva Barreto Nogueira; a defensora pública Flávia Menezes Teles Araújo; o governador Rui Costa, a presidente do Tribunal de Justiça, Maria do Socorro Barreto Santiago; a procuradora geral de justiça, Ediene Lousado, juízes, promotores, delegados, entre outras autoridades públicas civis e militares.

 

INAUGURAÇÕES

 

Após a reunião do PPV, o defensor-geral participou da inauguração do Centro Judiciário de Solução de Conflitos – CEJUSC do Poder Judiciário, voltado à mediação e solução consensual das demandas possessórias na região. Em seguida, Clériston de Macêdo participou da inauguração Centro Integrado de Comunicação – CICOM e do Distrito Integrado de Segurança Pública – DISEP, ambos do Governo do Estado.