COMUNICAÇÃO

CANDEIAS – Educação em direitos está entre as prioridades da população para o Orçamento Participativo 2019

24/05/2018 14:00 | Por Daniel Gramacho DRT/BA 3686 Texto e Foto
SONY DSC

Educação em direitos humanos foi a principal demanda da população

Sem perder o fôlego, depois de passar por mais de 20 cidades de todo Estado, a conferência pública do Orçamento Participativo 2019 chegou hoje, 24, ao Fórum Desembargador Ivan Brandão no município de Candeias. A cidade com aproximadamente 90 mil habitantes, conta hoje com duas defensoras públicas para atender toda demanda do município e região.

A professora da rede municipal de ensino de Candeias, Carmen Santana, apontou a educação em direitos como ponto principal do trabalho da Defensoria Pública do Estado da Bahia –DPE/BA a ser fortalecido no município. “Até eu que tenho uma formação me sinto leiga nos assuntos que foram tratados aqui. Gostaria que vocês divulgassem mais o trabalho da Defensoria Pública, sobretudo, no que diz respeito aos direitos humanos”, solicitou a professora.

Corroborando a fala da professora a coordenadora das Regionais da Defensoria, Soraia Ramos, disse que “as pessoas sequer sabem que têm direitos, ainda mais que existe uma instituição pública, gratuita e de qualidade que atende a este tipo de demanda”.

A delegada de direitos humanos e membro do Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã da DPE/BA, Valquíria Ferreira Brito, também apontou a necessidade da educação em direitos no município. “A população tanto é leiga com relação aos direitos humanos, como em relação à Defensoria Pública. Estamos montando um projeto para que a população saiba o que é ser defensora de direitos humanos. Se a própria Prefeitura não sabe do trabalho que nós fazemos, imagine a população”, ressaltou Valquíria Brito.

O presidente da Associação dos Defensores Públicos da Bahia – Adep/BA, João Carlos Gavazza, considerou que a preocupação do defensor público é com a efetivação e concretização de direitos, e isso perpassa pela questão orçamentária.  “Quanto mais estruturados estivermos, melhor será a prestação do nosso serviço”, assegurou Gavazza.

Estiveram presentes à conferência pública a defensora pública Cristina Ulm, representando o defensor-geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, e as defensoras públicas que atuam na comarca de Candeias Larissa Nascimento Portugal Sá e Andreza Priscila Pereira.

Ainda dá tempo de participar do Orçamento Participativo. Basta clicar aqui e responder ao questionário.