COMUNICAÇÃO

Carnaval 2018 – Defensoria Pública participa de reunião com Secretaria Municipal de Reparação

19/12/2017 18:42 | Por Daniel Gramacho - DRT/BA - 3686 (Texto e foto)

A reunião aconteceu hoje, 19, na sede da Secretaria Municipal de Reparação – SEMUR

Para que milhões de foliões curtam a maior festa popular do planeta é preciso muito trabalho por parte dos órgãos públicos. E para alinhar esta atuação, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou nesta terça-feira, 19, de reunião com a Secretaria Municipal de Reparação – SEMUR, responsável pelo Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência Contra a Mulher.

De acordo com a secretária Ivete Sacramento, o objetivo dessa reunião foi apresentar o relatório do Observatório deste ano e pedir sugestões a cada órgão para aprimorar o Observatório. “A primeira pergunta é se devemos continuar ou não esse Observatório, em que esse ele tem contribuído para que diminua a discriminação. Enfim, em que medida o Observatório tem contribuído para diminuir esses eventos durante o Carnaval?”, questionou.

A diretora da Escola Superior da Defensoria Pública e coordenadora do plantão do Carnaval da Defensoria Pública, Firmiane Venâncio, observou que pela apresentação do relatório foi possível verificar que a Defensoria Pública segue na parceria com o Observatório na tentativa de buscar a redução dos índices de violência contra a mulher contra a discriminação racial e LGBT.

“Infelizmente esses números são ainda bem presentes e alarmantes, o que demonstra que precisa de uma incidência muito maior das instituições do sistema de justiça, especialmente da Defensoria Pública que trabalha com o Observatório justamente nesta linha de receber as situações de denúncia e tomar as atitudes em favor das pessoas que sofreram violações dos seus direitos”, finalizou Firmiane Venâncio.

Participaram da reunião representantes do Ministério Público da Bahia, da Polícia Civil e de diversas secretarias estaduais e municipais afetas à organização do Carnaval 2018.