COMUNICAÇÃO

CARNAVAL 2018 – DPE/BA consegue liminar para transferência de idosa para hospital com UTI

13/02/2018 17:30 | Por Amanda Santana - DRT/BA 5666 / Foto - Vanda Amorim

Paciente de 61 anos faz hemodiálise e teve parada cardíaca na UPA de Itapuã, onde estava internada

O plantão de carnaval da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA não para. Diversos assistidos com os mais variados casos encontram na Defensoria uma esperança, solução e apoio para resolver seus problemas. Um destes casos foi o de Maíra Gabriela Mota R., 36 anos, que veio buscar apoio para conseguir uma vaga em hospital com UTI para a sua mãe, Marinalva Mota Xavier, 61 anos, que deu entrada na UPA Hélio Machado, em Itapuã, no sábado, 10, na madrugada e entrou na regulação ontem, mas até o momento não conseguiu vaga. A Defensoria entrou com Ação de Obrigação de Fazer para obtenção de leito de UTI nesta terça-feira, tendo liminar deferida hoje mesmo.

A senhora Marinalva é hipertensa, necessita de hemodiálise e teve uma parada cardíaca nesta terça-feira, 13, pela manhã. De acordo com o relatório médico, ela encontra-se em situação grave, na sala vermelha da Unidade de Pronto Atendimento, a espera de uma vaga em algum hospital com UTI, que faça hemodiálise e que tenha o suporte para transferi-la.

A defensora pública Joana Lopes Pinheiro ajuizou a ação com pedido de liminar para que o Estado transfira a senhora M.M.X da UPA para um hospital, com urgência e estrutura especifica (já que uma ambulância normal não surtiria efeito). Ela avaliou que provavelmente o magistrado plantonista concederia a liminar, visto que a ação está toda documentada e com pedido de urgência.