COMUNICAÇÃO

Carnaval 2018 – DPE/BA visita “Esquenta” do Casarão da Diversidade

12/02/2018 21:45 | Por Lucas Fernandes DRTBA 4922 (texto e fotos)

No espaço estão sendo realizadas uma série de atividades com arte, música e folia focadas no público LGBT

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA foi nesta segunda-feira, 12, prestigiar o espaço do Casarão da Diversidade, onde está acontecendo um “Esquenta” de atividades culturais envolvendo arte, música e performances nestes sete dias de carnaval. O local será inaugurando oficialmente apenas em março.

A iniciativa valoriza a pluralidade, oferecendo atrações alternativas e tem por objetivo promover a visibilidade da cultura LGBT e do respeito à diversidade, assim como monitorar as violações de direitos LGBT, jovens e pessoas idosas no circuito do carnaval de Salvador.

“É importante que a Defensoria Pública prestigie e apoie esse tipo de evento durante o carnaval, tendo em vista que uma das ações que nós colocamos como prioridade nesse período foi justamente o combate à discriminação contra as pessoas LGBT”, destacou o defensor público geral da Bahia, Clériston Cavalcante de Macêdo. Segundo ele, esse espaço é inclusivo e democrático, e por isso tem todo apoio da instituição.

De acordo com coordenador de Políticas LGBT do Governo do Estado, Vinicius Alves, a parceria com a Defensoria é essencial: “Esse é apenas o ‘Esquenta’ de uma construção que estamos fazendo para a rede de enfrentamento contra a violência LGBT na Bahia, onde a Defensoria tem o papel fundamental de garantir tanto os direitos individuais quanto coletivos dessas pessoas que necessitam do acesso à Justiça”, declarou ele.

Participaram da visita institucional também a defensora pública Eva Rodrigues, da Especializada de Direitos Humanos; e Mônica Aragão, da Curadoria Especial. O grupo encontrou também o Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins.

 

Casarão

Localizado na Rua 28 de setembro, no Pelourinho, o Casarão é uma iniciativa do Governo do Estado, através Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, em parceria com um conjunto de organizações da Rede de Enfrentamento à Violência contra LGBT, das quais a Defensoria Baiana faz parte.