COMUNICAÇÃO

CARNAVAL 2018 – Mais de 5.500 pessoas são alcançadas pela atuação da Defensoria até o quinto dia de Plantão

13/02/2018 16:19 | Por Vanda Amorim - DRT/PE 1339 - Texto e foto

O maior público foi de ambulantes, catadores e pessoas em situação de rua

O trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado da Bahia-DPE/BA em seu Plantão do Carnaval até a segunda-feira, 12, alcançou 5.533 pessoas, entre trabalhadores dos circuitos da folia, população em situação de rua, crianças, casos de urgência de saúde e idosos. O resultado parcial do plantão foi apresentado durante a última reunião de balanço, promovida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado e da qual participam todas as instituições que atuam nesta festa que reúne pelo menos 2 milhões de pessoas.

A educação em direitos, através da Unidade Móvel da Defensoria, e o monitoramento das condições das pessoas em situação de rua, através das equipes itinerantes de defensores públicos e servidores, até o quinto dia do Plantão do Carnaval da Defensoria, foram as ações com maior público atingido: 1.894 pessoas. Logo em seguida vem o trabalho feito olho no olho com ambulantes e catadores nos circuitos principais e nos bairros, com 1.218 pessoas alcançadas.

A defensora pública Eva Rodrigues, durante a apresentação dos dados da DPE/BA, ressaltou que cada número ali registrado representa pessoas que foram atendidas, ouvidas, orientadas pela equipe plantonista. “ Cada liminar deferida de saúde, cada liminar deferida de medida protetiva de urgência representa a vida de pessoas que são transformadas por nossa atuação”, destacou.

“O que me encanta na Defensoria é que compartilhamos das dores e das tristezas das pessoas que atendemos. Mas por outro lado, as alegrias e conquistas dessas pessoas são nossas também. Estar aqui é a oportunidade de humanizar esses números e por isso a gente se alegra muito dos números apresentados”, afirmou Eva Rodrigues, acrescentando que, certamente, esses números não seriam alcançados se não fosse a parceria com instituições que caminharam lado a lado com a Defensoria pública ao longo do Plantão do Carnaval.

O defensor público geral do Estado, Clériston Cavalcante de Macêdo, parabeniza a todas as instituições presentes pelo trabalho que considera exitoso neste Carnaval. “ É muito importante trabalhar em rede, em parceria com as secretarias do estado e do município. A parceria é fundamental porque faz com que o nosso público alvo seja atingido.