COMUNICAÇÃO

CARNAVAL 2018 – Unidade Móvel da Defensoria chega ao circuito Barra/Ondina e concentra atendimento nas pessoas que vivem ou trabalham na rua

12/02/2018 19:20 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

O terceiro dia da Unidade Móvel no Plantão do Carnaval 2018 da Defensoria teve como público-alvo os vendedores ambulantes, recicladores e pessoas que vivem em situação de rua 

Enquanto muitos foliões ainda deixavam o final do circuito Barra/Ondina, na manhã desta segunda-feira, 12, a Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA chegava para começar o seu terceiro dia de atuação neste Plantão do Carnaval 2018 da Defensoria. E o foco do atendimento foi, justamente, quem não tem a chance de ir para casa e dormir: as pessoas que vivem em situação de rua e também aquelas que trabalham na rua durante os sete dias oficiais de folia.

“Começo a catar latinhas às 16h de um dia e só termino às 7h do outro dia. Quando chego, estendo um papelão e durmo até a hora de começar de novo”, revelou a recicladora Carolayne Santana, 20 anos, que dorme todos os dias de carnaval, com o marido e um amigo, em um papelão e com sacos de reciclagem e materiais que sobraram em volta.

O grupo dormia no canteiro central da Avenida Adhemar de Barros, em frente ao local em que a Unidade Móvel ficou estacionada. Assim que os três acordaram, por volta das 12h30, a defensora pública Fabiana Miranda, que coordena a Equipe Pop Rua da DPE/BA, foi conversar com eles. “Estamos aqui trabalhando para proteger e garantir o direito de vocês”, explicou a defensora. “Que legal! Isso mostra que tem pessoas que se importam com a gente, pois já somos tão humilhados”, revelou a recicladora. “Tudo na vida é aprendizado. Às vezes, quem nos humilha no carnaval, um dia pode estar no nosso lugar e catar latinha também para sobreviver”, acrescentou o esposo da recicladora, Lucas Gideon Oliveira, 21 anos.

Uma chance para ter novos documentos

O amigo do casal, José Cláudio Santos, 38 anos, que também é reciclador e indicou o trabalho de reciclagem para eles, aproveitou a Unidade Móvel para tentar resolver a emissão da segunda via da sua carteira de identidade e do seu CPF. “Só tenho o registro de nascimento e, mesmo assim, já está bem antigo. Preciso tirar novos documentos”, solicitou o reciclador, que saiu da Unidade Móvel com os ofícios destinados ao Instituto de Identificação Pedro Mello e à Receita Federal. “Vou lá assim que passar o carnaval”, garantiu o reciclador.

Durante todo o dia, além da defensora Fabiana Miranda, a defensora Janaína Canário e alguns servidores da DPE/BA foram às ruas do circuito para conversar com os vendedores ambulantes, recicladores e pessoas que vivem em situação de rua e ouviram diversos relatos.

A Unidade Móvel ficará na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, até amanhã, 13. O horário de atendimento é das 10 às 18h.