COMUNICAÇÃO

Conferência pública sobre Orçamento Participativo será realizada neste sábado, 27, em Salvador

26/05/2017 9:00 | Por ASCOM

A escuta à população será no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep, na Rua Pedro Lessa, nº 123, bairro do Canela, às 14h

Como você gostaria que a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA investisse seu orçamento em 2018? É para ouvir o cidadão baiano, sobre quais demandas a DPE deve priorizar no seu orçamento para o próximo ano, que a instituição realizará, amanhã, 27, conferência pública em Salvador. A escuta à população será no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep, localizada na Rua Pedro Lessa, nº 123, no bairro do Canela, às 14h. Salvador será a sexta e última cidade a sediar o evento, que já passou por Itabuna, Ilhéus, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista.

O objetivo das conferências públicas é possibilitar aos cidadãos a ajudar na construção do orçamento da Defensoria Pública, através do preenchimento de formulários, disponíveis em todas as comarcas onde têm defensor público. O formulário também pode ser preenchido através da internet (clique aqui). Ambas as opções ficarão disponíveis até amanhã, quando o ciclo de conferências públicas será encerrado.

Como funciona

Na Conferência Pública do Orçamento Participativo 2018 cada cidadão ou representante de organizações da sociedade civil e movimentos populares poderá opinar, em um questionário, quais áreas de atuação deverão ser intensificadas pela Defensoria no próximo ano, a exemplo da possibilidade de ampliação dos serviços especializados direcionados a pessoas em situação de rua; mulheres vítimas de violência doméstica; ao indígena; portadores de necessidades especiais; idoso; população em conflito agrário, entre outros grupos de vulneráveis. Poderá apontar também, por exemplo, se o foco da Instituição deverá ser direcionado à redução dos conflitos internos de custodiados em unidades prisionais, na criação de formas de registros para denúncias contra violência a crianças e adolescentes, etc. Quem participar das conferências presencialmente também responderá ao mesmo questionário disponibilizado na internet.

Demandas

Esse é o terceiro ano consecutivo que a Defensoria Pública da Bahia realiza a construção do orçamento participativo. Em 2015, pela primeira vez, a Defensoria baiana realizou conferências públicas em cinco comarcas onde está presente – Salvador, Ilhéus, Feira de Santana, Juazeiro e Vitória da Conquista. No ano passado, a instituição realizou conferências em todas as 29 comarcas onde há atuação de defensor público, além de disponibilizar a consulta pública também por meio de formulário online. Algumas demandas apontadas por cidadãos durante essa escuta, inclusive, foram sendo efetivadas ao longo do tempo. Em Barreiras, por exemplo, um Grupo de Trabalho interinstitucional foi criado pela DPE/BA para cobrar implementação de políticas públicas no município para os usuários de álcool e outras drogas. A partir de sugestões dos cidadãos também o encontro do Grupo de Estudos de População em Situação de Rua foi estendido para Feira de Santana. Em Valença, a Defensoria Pública inaugurou sede própria, após várias reivindicações da população.

Serviço

O quê: Orçamento Participativo da Defensoria Pública

Quando: Sábado, dia 27 de maio, às 14h

Onde: Auditório da Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep, localizada na Rua Pedro Lessa, nº 123, bairro do Canela.