COMUNICAÇÃO

Curso de capacitação em Conciliação e Mediação encerra módulos teóricos

18/12/2017 12:07 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA (texto e fotos)

As aulas práticas acontecerão nos dias 19/01, 26/01, 02/03, 09/03 e 16/03

O curso de capacitação em Conciliação e Mediação reuniu servidores e defensores públicos da Capital e do Interior nesta sexta-feira, 15, no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública – ESDEP. O curso voltado para as áreas do Direito, Serviço Social e Psicologia e de iniciativa da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA encerrou as aulas teóricas e a partir do dia 19 de janeiro iniciará a parte prática.

“O curso tem o papel de tirar as pessoas da zona de conforto e fazer que reflitam acerca do papel da Defensoria Pública. Não estamos fechando a porta da judicialização e sim abrindo um novo caminho. Temos que informar e esclarecer o cidadão quais são as opções para a resolução de conflito que ele dispõe”, explicou o subcoordenador da Especializada Cível e de Fazenda Pública, Gil Braga.

Antes de encerrar a parte teórica da capacitação a coordenadora do Observatório de Pacificação Social da UFBA, Ana Paula Rocha Bomfim, fez um importante alerta: “Mediação não tem fórmula matemática. Tudo depende do contexto, ou seja, tudo pode acontecer. O mediador pode estar diante de uma situação na qual uma das partes pode ter uma reação inusitada”.

Também ministraram aulas ao longo do curso a diretora do Instituto Brasileiro de Meios Adequados de Solução de Conflitos -IBMASC, Rejane Ramos Dantas Lisboa, e a instrutora Adjaci Marinho. As aulas práticas acontecerão nos dias 19/01, 26/01, 02/03, 09/03 e 16/03.