COMUNICAÇÃO

Curso de Formação de Novos Defensores começou hoje na Escola Superior

04/12/2017 17:02 | Por Daniel Gramacho - DRT/BA - 3686 Texto e Tiago Lima Júnior Fotos

O curso de formação de preparação à carreira de defensor público é prático/teórico e está previsto para terminar no dia 26 de fevereiro

 

Quatorze novos defensores públicos iniciaram hoje, 4, o Curso de Formação na carreira de defensor público. O curso é promovido pela Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia – Esdep, sendo composto por aulas práticas e teóricas com previsão para término no dia 26 de fevereiro.

Para a abertura do curso, estiveram presentes o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo; a diretora da Esdep, Firmiane Venâncio; a coordenadora Executiva da Capital, Gianna Gerbasi, a vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos da Bahia – ADEP/BA, Maria Tereza Zarif e o conselheiro do Fundo de Assistência Judiciária – FAJ, Lucas Ressurreição.

De maneira descontraída, o defensor-geral deu as boas vindas aos novos defensores públicos falando de forma geral sobre os objetivos e missões institucionais a serem perseguidas pelos novos membros. De acordo com  Clériston de Macêdo, o Sistema de Planejamento de Expansão da Defensoria – Siped será fundamental na decisão da localidade de trabalho dos defensores.

Clériston de Macêdo destacou a importância da carreira de defensor público, considerando que “é importante que nós avaliemos nossas condutas sempre de forma coletiva, e não individual, porque muitas vezes essas condutas podem repercutir nacionalmente. E nós temos que ter muito cuidado, sobretudo, com a postura institucional”.

Firmiane Venâncio explicou que a proposta deste curso de formação é idêntica ao do curso anterior, feito pela última turma. “A ideia é consolidar o modelo de curso de preparação à carreira, que nós estamos desenvolvendo desde 2015, com o objetivo de colocar os colegas em uma posição de preparo para assumirem suas funções nas comarcas em que atuarão”, afirmou Firmiane Venâncio.

No segundo momento da abertura, a diretora geral Gilda Maria Filgueiras Gordilho, a diretora administrativa Ana Lucia Antunes Faria, a diretora de orçamento Mônica Simon Viana Costa Lujan e o servidor da Coordenação de Pessoal Rogério Almeida apresentaram suas respectivas áreas de atuação.