COMUNICAÇÃO

Curso de Formação debate a importância da comunicação

05/11/2007 13:26 | Por

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE), através do III Curso de Formação - Adaptação Funcional - para Novos Defensores Públicos 2007, organizado pela Escola Superior da instituição, recebeu hoje (06), na Universidade Corporativa, na Av. Barros Reis, o consultor Piotr Zalkowitsch, para ministrar a palestra "Oratória e excelência na defesa de idéias. Uma abordagem direcionada ao ofício do defensor público".

Os 15 novos defensores ouviram do consultor que os verdadeiros líderes conquistam as pessoas pela palavra ao invés da força, as dificuldades e o receio ao falar em público, como solucionar estes problemas, mesmo que a pessoa se considere tímida, e a importância de se comunicar bem, apontando que o ato visa à construção de uma identidade, uma vez que, segundo estatísticas, 95% das pessoas se comunicam mal.

"Quanto melhor se comunica e melhor se relaciona, maior será a probabilidade de consolidar seu espaço", aponta Zalkowitsch. No encontro, foi discutido ainda sobre a teoria moderna da comunicação, a importância do domínio do conhecimento através da habilidade de se transmitir o que se sabe, citando a lógica, a retórica e a gramática, e o pensamento de autores como Protágoras, Hannah Arendt e Cezar Zama.

Amanhã, sob responsabilidade da subcoordenadora da Defensoria Pública Especializada Cível e da Fazenda Pública, Mônica Aragão, será apresentado o painel "Ação Civil Pública - legalidade, prática, peculiaridades e oportunidades de manuseio pelo defensor público".