COMUNICAÇÃO

Defensoria baiana se reúne com grupo de torcedores de clube de futebol para tratar sobre acessibilidade em estádio

01/03/2018 16:35 | Por Lucas Fernandes - DRT/BA 4922 (texto e fotos)
SONY DSC

Grupo queixa-se de inadequação do espaço de visitantes, no Barradão, para pessoas com deficiência e idosos

O grupo de torcedores com representação no Conselho Deliberativo do Esporte Clube Bahia denominado Revolução Tricolor ingressou com requerimento administrativo para que a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA apure as condições estruturais do setor de visitantes do Estádio do Barradão, onde, segundo eles, falta acessibilidade e segurança para torcedores com deficiência e para idosos.

A instituição de acesso à Justiça agendou reunião para discutir o assunto, e na manhã desta quinta-feira, 1° de março, conselheiros e membros da coordenação do Revolução Tricolor foram recepcionados no gabinete do defensor público geral da Bahia, Clériston Cavalcante de Macêdo.

Para o grupo há necessidade de adequação do espaço às normas de segurança e acessibilidade legalmente previstas no Estatuto do Torcedor e no Código de Defesa do Consumidor. Por isso, acionaram tanto a Defensoria quanto o Ministério Público do Estado.

“A instituição deverá analisar o caso apresentado e tomar as medidas necessárias para que o bem-estar do torcedor seja garantido nos estádios da Bahia como um todo”, destacou Clériston de Macêdo.

De acordo com o defensor público que coordena a Especializada Cível e de Fazenda Pública, Gil Braga, o pedido será encaminhado para as Especializadas de Direitos Humanos, e do Idoso, e será expedido ofício aos órgãos públicos competentes solicitando informações sobre a situação. Essa é a primeira vez que a instituição ouve demandas de representações de torcida.

“A gente confia na Defensoria Pública e informamos o caso para que seja tomada alguma atitude. Queremos ir para o Barradão com o mínimo de segurança”, destacou Eduardo Cerqueira, membro da coordenação do Revolução Tricolor. Segundo ele, o grupo busca, na medida do possível, a conciliação para que haja estrutura adequada e um melhor tratamento ao torcedor com necessidades especiais dentro do estádio do rival, conforme preceitua o Estatuto do Torcedor.

Presente na reunião também o subdefensor público geral da Bahia, Rafson Saraiva Ximenes.