COMUNICAÇÃO

Defensoria Cidadã Itinerante inicia atividades em 2018 no bairro Valéria

02/03/2018 19:47 | Por Tiago Lima dos Reis Júnior (estagiário) texto e foto

Pelo menos 20 pessoas receberam orientação jurídica gratuita no primeiro dia de atendimento deste ano

“Esse serviço a poucos metros da minha casa é uma maravilha. E a gente pensa que porque é de graça o tratamento será ruim, muito pelo contrário, nunca fui tão bem tratada”, relata a assistida Sônia Borges, moradora do bairro Valéria, em Salvador, que aproveitou os serviços da ação Defensoria Cidadã Itinerante – DCI, projeto da Defensoria Pública do Estado – DPE/BA, para tirar dúvidas jurídicas. O projeto itinerante, que completa 3 anos, visitou a comunidade de Valéria nesta manhã de sexta-feira, 02, levando orientação jurídica gratuita nas áreas saúde, direitos humanos, cível, criminal, infância e adolescente, tutelas coletivas, dentre outras assistências.

Visando continuamente mais proximidade com os seus assistidos, a DPE/BA não mede esforços para estender seus serviços por meio da Defensoria Cidadã Itinerante. A coordenadora executiva das Especializadas da Capital, Gianna Gerbasi, falou sobre como é relevante essa aproximação com os assistidos. “É muito importante esse atendimento para além dos gabinetes e salas. Imagine que existe caso em que a pessoa mora em um bairro como esse, mas possui inúmeras dificuldades de deslocamento, ou sequer sabe andar no centro de Salvador para resolver os seus problemas. Logo, essa itinerância que fazemos é essencial para essas pessoas. Completamos o terceiro ano deste projeto e essa iniciativa amplia muito o alcance da Defensoria, é gratificante”, pontuou Giana Gerbasi.

A assistida Rosana Augusta Silva, de 38 anos, falou dos benefícios de ter esse tipo de assistência bem perto da sua residência. “É ótimo não ter que acordar de madrugada para pegar transporte cheio, quando temos a assistência da Defensoria Pública do Estado bem aqui do lado da minha casa”, declara Rosana, que precisou de assistência com pensão alimentícia e saiu com várias dúvidas sanadas. “Consegui os esclarecimentos necessários e agora com fé em deus terei o que é meu por direito e de forma justa, graças ao pessoal da Defensoria. É muito bom ser bem atendida e ainda ter solução para nossos problemas”, complementa.

Já a moradora Maria Eliana de Oliveira, de 50 anos, informa que a filha com necessidades especiais que vivia com pai há um tempo, agora está sob os seus cuidados e ela precisou da Defensoria Pública para requerer a guarda total da filha e poder administrar seus benefícios. “A Defensoria me orientou a consultar se o pai da minha filha possui algum processo de guarda pendente e ainda me conseguiu um documento que irá me ajudar junto ao INSS, para que eu possa receber o benefício que a ajudará muito. Se eu não tivesse vindo aqui hoje, perderia mais tempo e não saberia de nada disso”, afirmou a assistida.

Sexta-feira Itinerante

O projeto Defensoria Cidadã Itinerante – DCI contempla um mesmo bairro três vezes por mês, sempre às sextas-feiras, das 8 às 12 horas. Neste 02/03, primeiro dia do projeto Defensoria Cidadã Itinerante – DCI na edição 2018, cerca de 20 pessoas receberam atendimentos nas mais diversas áreas. Os próximos dias do projeto itinerante serão 09/03 e 16/03, no Centro Social Urbano – CSU do bairro de Valéria, que fica na rua da Boca da Mata, s/n.