COMUNICAÇÃO

Defensoria faz inspeção no presídio de Ilhéus

20/03/2007 16:04 | Por

O Subcoordenador da 4ª Defensoria Pública Regional, com sede em Itabuna, Walter Nunes Fonseca Júnior, esteve nesta quarta-feira, 21 de março, no presídio Advogado Ariston Cardoso, em Ilhéus, onde houve, na madrugada de ontem, tiroteio com morte durante uma fuga de detentos.

O Defensor Público conversou com os presos na tentativa de evitar uma possível rebelião e ouviu parentes que, a postos na porta da unidade, procuravam apreensivos informações sobre a situação dos familiares que se encontram detidos. Na semana passada, Nunes já havia inspecionado dois pavilhões da sede da DP, quando ouviu as reivindicações dos custodiados, que reclamaram, dentre outras, das precárias instalações do presídio e do excessivo número de pessoas condenadas – muitas em regime semi-aberto que ainda permanecem no presídio de Ilhéus, sem ter o devido encaminhamento para a Colônia Lafayete Coutinho, em Salvador.

A Defensoria Regional de Itabuna vai requisitar à direção do presídio informações sobre estes fatos apurados, já que em tais casos as sentenças já transitam em julgado. O objetivo da Defensoria Pública, nestes casos, é assegurar a realização de um processo justo, onde o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana seja efetivado em todos os seus aspectos”, afirmou Walter Nunes. Estão neste momento em atuação no presídio Advogado Ariston Cardoso os seguintes Defensores Públicos Maria Silva Tavares, Elizete Reis dos Santos, Hamilton Gomes Filho e o Subcoordenador, Walter Nunes Fonseca Junior.