COMUNICAÇÃO

Defensoria marca presença em inauguração do posto de recadastramento biométrico do TRE para eleições 2018

21/08/2017 16:05 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

O evento contou com a participação da coordenadora executiva das Defensorias Públicas Regionais da DPE/BA, Soraia Ramos

Falou em cidadania, falou em Defensoria! Na manhã desta segunda-feira, 21, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA marcou presença na inauguração de mais um posto de recadastramento biométrico para as eleições 2018 em Salvador. Instalado na Estação Pirajá do metrô, este é o 21º posto avançado do Tribunal Regional Eleitoral – TRE.

Além do governador do Estado, Rui Costa, e do presidente do TRE, José Edivaldo Rotondano, o evento contou com a participação da coordenadora executiva das Defensorias Públicas Regionais da DPE/BA, Soraia Ramos, e de diversas autoridades, políticos, representantes e moradores dos bairros próximos à Estação Pirajá.

“O voto é um exercício da cidadania. Esta descentralização dos postos de cadastro, como este aqui na estação do metrô, viabiliza o acesso dos cidadãos carentes e, consequentemente, garante o direito ao voto. A biometria vai proporcionar muito mais segurança e eficácia ao processo eleitoral”, ressaltou a coordenadora das Regionais, Soraia Ramos, durante o evento.

Assim que soube da inauguração, a dona de casa Maria da Purificação Oliveira, 65 anos, não pensou duas vezes e foi uma das primeiras a cadastrar a biometria no novo posto. “Moro aqui perto e vim logo garantir minha digital. Eu também acho que as eleições ficarão muito mais seguras com esta nova forma de votar”, contou a dona de casa.

Para realizar o cadastro, nos postos espalhados pela cidade, é preciso levar um documento de identificação com foto, comprovante de residência atualizado e, em caso de alteração de dados cadastrais, como casamento ou separação, o eleitor deverá levar um documento que comprove esta alteração. O prazo vai até 31 de janeiro de 2018 e o agendamento pode ser feito através do site do TRE. No caso do posto da estação do metrô, o atendimento será por ordem de chegada e serão distribuídas 240 senhas por dia.