COMUNICAÇÃO

Defensoria participa de encontro de integração de crianças e adolescentes aptos para adoção

24/05/2017 16:21 | Por Elaine Lima - estagiária

No encontro estiveram presentes membro da Defensoria, Ministério Público e Tribunal de Justiça.

Com o objetivo de integrar as crianças e adolescentes aptos para adoção e livres para apadrinhamento afetivo com pessoas habilitadas, a 1º Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Bahia promoveu o II Encontro Lúdico na Faculdade do Instituto Social da Bahia (ISBA), no bairro de Ondina.

 

O papel da Defensoria Pública nas adoções, com a impetração e ação de encaminhamento dado durante seu trâmite junto a 1º Vara da Infância foi pontuado pela defensora Sandra Risério Falcão, da especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente que atua na vara. “O processo não é tão burocrático quanto se pensa. Adotar é um ato de amor. Não devemos direcionar a adoção pelas características físicas das crianças, mas sim pela atração de afetividade que ocorre no momento de visitas nos abrigos”, orientou a defensora pública.

 

O evento, que ocorreu no dia 19, contou também com participação de crianças e adolescentes abrigados nas instituições de Salvador, como também de casais habilitados para adoção. Estiveram presentes, ainda participantes do Projeto Família Hospedeira, que tiveram a oportunidade de se entrosar através de brincadeiras, aulas de dança e jogos, contando com o apoio do corpo técnico da 1º Vara da Infância integrados por: assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e terapeutas ocupacionais.

 

A defensora pública Sandra Riseiro Falcão foi a representante da DPE/BA, o encontro também contou com a participação do juiz da 1º Vara da Infância Walter Ribeiro Costa Junior, a representante do ministério público, Dra. Jaqueline Duarte e a juíza Lis Rezende representante da corregedoria do Tribunal de Justiça da Bahia.