COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública apresenta Núcleo Amparo na sede da Polícia Civil

19/04/2018 12:19 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA (texto e fotos)

A equipe de trabalho é composta por defensores públicos, assistentes sociais e psicólogos.

Com o objetivo de fortalecer a atuação do Núcleo de Amparo às Vítimas de Crimes Violentos, da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, lançado em março deste ano, ocorreu nesta quarta-feira, 18, uma reunião com o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito. O AMPARO promove de forma integral e gratuita, atendimento e orientação jurídica para familiares e pessoas que foram vítimas de crimes violentos tentados ou consumados, homicídios ou latrocínios.

“As pessoas quando são submetidas a esse tipo de violência tem outros direitos que são vulnerabilizados. Criamos o Núcleo vinculado a Especializada de Direitos Humanos da Defensoria, para deixar claro que segurança pública e direitos humanos não são inimigos. Muito pelo contrário, só existe segurança pública efetiva com respeito aos direitos humanos”, explicou o subdefensor público geral, Rafson Ximenes.

Através da equipe composta por defensores públicos, assistentes sociais e psicólogos, os assistidos do AMPARO tem acolhimento psicossocial e são orientados sobre questões como emissão de documentos, auxílio-funeral, doação de órgãos, benefícios e seguros, guarda e tutela dos filhos, entre outras demandas. Caso seja necessário, a própria Defensoria Pública da Bahia faz o encaminhamento do assistido para outros órgãos: municipais, estaduais ou federais de saúde, educação, segurança pública e assistência social.

De acordo com a subcoordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos, Eva Rodrigues, a partir de agora será realizada uma divulgação mais intensa do AMPARO porque a ideia é que se forme uma rede de atendimento: “Iremos ao Departamento de Polícia Técnica – DPT, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e hospitais para que possamos divulgar, já que esses locais são portas de entrada”.