COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública constata situação precária de Conselhos Tutelares e CRAS

18/10/2017 9:42 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA

Visitas técnicas foram realizadas após a DPE/BA receber queixas do mau funcionamento dos equipamentos

 

Condições insalubres de trabalho, falta de água e luz, déficit de veículos para atender as demandas externas, vidro estilhaçado de janela, além de local com foco de reprodução do mosquito Aedes aegypti. Para tratar dessas e outras pautas, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA se reuniu com a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza – SEMPS nesta terça-feira, 17, para verificar a situação das demandas constatadas pela Instituição após visitas técnicas realizadas nos Conselhos Tutelares e Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

De acordo com a defensora pública Bianca Ribeiro, os fatos foram verificados em decorrência de uma série de reclamações que a Defensoria Pública recebeu em relação ao funcionamento dos equipamentos: “Quando fomos averiguar os motivos das queixas descobrimos que eles não têm estrutura adequada para atender. O Conselho Tutelar de Cajazeiras está desde abril sem carro. O CRAS de São Cristóvão foi remanejado para Itapuã o que dificultou o atendimento a comunidade. No Bairro da Paz, a comunidade cede água para uso e higiene dos funcionários. E no CRAS Boca do Rio foi encontrado foco de Aedes aegypti”.

O diretor de proteção social básica da SEMPS, Paulo Cordeiro, reconheceu o cenário vivido e alegou que questões burocráticas e financeiras estão dificultando a resolução da situação. Ainda segundo ele, no prazo de 20 a 30 dias a unidade de São Cristóvão será reinaugurada, e que apesar da falta de veículos, a Secretaria de Promoção Social remaneja a frota para atender as solicitações dos Conselhos e CRAS. A Defensoria Pública reencaminhará os ofícios cobrando novas providências.