COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública lança ferramenta de agendamento on-line para atendimento

14/12/2017 12:31 | Por Tiago Júnior (Estagiário) com supervisão de Vanda Amorim DRT/PE 1339
As pessoas que precisarem da assistência da Defensoria Pública do Estado – DPE/BA contarão agora com o serviço de agendamento on-line que estará disponível inicialmente só para Salvador, no site da instituição, através do link http://agenda.defensoria.ba.def.br/users/login. Trata-se de mais uma ferramenta criada para facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelo órgão, que também disponibilizou em maio deste ano o agendamento através do Disque Defensoria – 129.
 
De acordo com o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, a Defensoria Pública da Bahia tem procurado ampliar as formas de acesso aos serviços da Instituição. “Ter implantado o agendamento através do 129 e agora através do site da Defensoria demonstra nossa preocupação em viabilizar os nossos serviços com mais facilidade e dignidade, pois as pessoas não precisam enfrentar filas”, explica Clériston Cavalcante.   
 
Sobre o agendamento on-line, a coordenadora Executiva das Especializadas da Capital, Gianna Gerbasi, falou das vantagens para os assistidos: “Os agendamentos são feitos e informados em, no máximo, 48h, em dias úteis, via e-mail”.
 
No primeiro momento o serviço só estará disponível para Salvador. O agendamento on-line será para assistência em todas as áreas das Especializadas da DPE/BA, que por meio dos casos descritos no procedimento de agendamento, realizará uma triagem específica, direcionando o caso relatado para a especializada responsável para fazer o atendimento.
 
As pessoas contam, ainda, com o aplicativo da Defensoria Pública, disponível para Android e IOS, que oferece informações sobre as áreas de atuação da Instituição, locais de atendimento e documentos necessários. 
 
PASSO A PASSO
 
No primeiro contato com a interface do programa de agendamento on-line, no campo “usuário”, a pessoa deverá inserir o número do CPF, em seguida a senha desejada e logo depois se repetirá a senha para a confirmação. Depois do cadastro de acesso realizado, o usuário deve clicar no ícone “Novo Agendamento”, onde informará a cidade, se já possui algum outro processo e poderá relatar o seu caso, de forma objetiva. Um e-mail resposta será enviado pela Central de Relacionamento com o Cidadão – CRC em até 48 horas (dias úteis), informando o local e horário de atendimento. A apresentação do e-mail impresso ou no dispositivo móvel possibilitará o atendimento da pessoa.