COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública participa da abertura oficial do Fórum Social Mundial 2018

13/03/2018 18:38 | Por Lucas Fernandes - DRT/BA 4922 (texto e fotos)

Com ato de celebração à ciência e à cultura produzidas no Estado, aconteceu nesta terça-feira, 13, no salão nobre da reitoria da Universidade Federal da Bahia – UFBA, a cerimônia de abertura do Fórum Social Mundial (FSM 2018), com a presença da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA. O evento, que lotou o local, foi presidido pelo reitor da universidade, João Carlos Salles, e prestigiado por diversas autoridades e representantes de Poderes e entes públicos, comunidade acadêmica, movimentos sociais, sociedade civil, entre outros.

Na ocasião houve homenagens ao casal de cientistas professores eméritos da UFBA, Sonia Andrade e Zilton Andrade, ambos com mais de 90 anos, e com uma enorme contribuição nacional na área de saúde; e homenagem ao Centenário do grande personagem da cultura baiana, o artista plástico , escritor e Doutor Honoris Causa da universidade, Deoscóredes Maximiliano dos Santos (Mestre Didi), que recebeu em 1983 o título máximo Obá Mobá Oni Xangô, do rei do Benin, na África.

“O Fórum Social Mundial é um evento que proporciona , além da reflexão acerca dos nossos rumos sócio-políticos, cultura e educação. A união e compartilhamento de ideias entre pessoas de todo o mundo aqui no Brasil, buscando a transformações e melhorias socais, é uma enorme expressão da democracia. A Defensoria aplaude essa iniciativa”, destacou o defensor público geral da Bahia, Clériston Cavalcante de Macêdo.

Ele acredita que a participação da Instituição de acesso à justiça no FSM 2018 é uma forma de aproximá-la ao cidadão, aos movimentos sociais e à expressão popular. “Vários membros da DPE/BA estão engajados no evento, participando das variadas atividades que acontecem até o sábado, 17, em apoio ao Fórum”, comentou o defensor-geral.

Fórum Social 2018

Com o tema geral “Resistir é Criar Resistir é Transformar”, o FSM 2018 começou nesta terça-feira, 13 de março, em Salvador, e segue até o dia 17 (sábado). Está estimada a participação de 60 mil pessoas de 120 países de todos os continentes. A programação traz seminários, plenárias, oficinas, atividades culturais e conferências, além de marchas e atos pela cidade.

Nos próximos dias deverão marcar presença figuras importantes no cenário político como os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff; José Mujica, do Uruguai; e Cristina Kirchner, da Argentina.

O Fórum esse ano propõe espaço de diálogo e convergência promovendo debates que definam alternativas e estratégias de enfrentamento aos golpes antidemocráticos e ao desmonte do Estado. Visa também a promoção da transformação do ser humano em busca de “um outro mundo possível”.

Você pode conferir a programação no site do FSM 2018.