COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública realiza visita técnica em escolas municipais de Salvador

20/02/2018 11:39 | Por Daniel Gramacho - DRT/BA - 3686 (Texto e foto)
SONY DSC

A visita técnica foi a primeira da Defensoria Pública em 2018 e deve permanecer ao longo do ano

Passado o Carnaval, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA volta às suas atividades normais. Nessa segunda-feira, 19, a Instituição visitou as escolas públicas municipais de Paripe e Coração de Jesus no Lobato. A visita técnica tem como objetivo averiguar a situação das escolas, bem como esclarecer seus dirigentes com relação à atuação da Defensoria na tutela do direito das crianças e adolescentes e das pessoas com deficiência.

De acordo com a subcoordenadora da Especializada de Proteção à Infância e ao Adolescente, Gisele Aguiar, o balanço das visitas técnicas foi muito produtivo. “Visitamos duas escolas com recursos multifuncionais, algo que não é muito comum na rede municipal, tivemos a oportunidade conversar e ver a necessidade de uma ação específica da Defensoria e da rede intersetorial de pessoas com deficiência para que o município invista em mais escolas com salas multifuncionais”, observou Gisele Aguiar.

A defensora pública Claudia Ferraz, que atua na Especializada de Direitos Humanos, considerou que: “a sensação que temos é que existem profissionais muito comprometidos, no cuidado da criança e adolescente com deficiência, mas que ainda se falta muito a fazer, na questão de estrutura, de acessibilidade física e de estrutura de profissionais capazes de fazerem as crianças evoluírem na parte pedagógica”.

A ideia da visita é fazer o levantamento e oficiar à Secretaria Municipal de Educação para que eles adotem as medidas necessárias. Participaram representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA-BA, do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência de Salvador – COMPED e do Centro de Prevenção e Reabilitação do Portador de Deficiência – CEPRED.