COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública realizará oficina sobre velhice das mulheres no Fórum Social Mundial 2018

13/03/2018 17:32 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA

O trabalho será desenvolvido pela equipe de Serviço Social que atua na Curadoria Especial da DPE/BA

O Fórum Social Mundial 2018 cujo tema é “Resistir é criar, resistir é transformar!” e começa a partir de hoje, 13, e segue até o dia 17 de março, em Salvador, contará com a oficina Refletindo a Velhice das Mulheres: Imagem, Memória e Direitos Sociais promovida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, na sexta-feira, 16. Os debates unirão os eixos temáticos, lemas e bandeiras com o intuito de contribuir ao processo de mobilização e articulação das resistências entre si.

A atividade é fruto do trabalho desenvolvido pela equipe de Serviço Social que atua na Curadoria Especial da DPE/BA junto às Instituições de Longa Permanência para Idosas de Salvador – ILPI’s. O objetivo da oficina que acontecerá às 11h no Pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa (antigo PAF I) é desmistificar a naturalização das opressões sociais que ocorrem durante processo do envelhecimento das mulheres, inclusive durante o processo de interdição e institucionalização.

A oficina promoverá a manutenção do diálogo intergeracional – compartilhamento de experiências – entre a facilitadora e as participantes, rompendo quaisquer espécies de verticalidades ou hierarquias, já que será um momento de aprendizagem mútua.

No primeiro momento, será realizada uma dinâmica de estimulação da memória com as participantes. Em seguida, a caracterização estética de duas participantes com aspectos resultantes da velhice e condicionalidade da realização de Atividades da Vida Diária – AVDs com posterior relato da experiência. No final, mulheres receberão um papel ofício e um espelho para se expressar de forma livre como se projetam na velhice e farão em conjunto um painel.