COMUNICAÇÃO

Defensorias da Bahia e de Minas Gerais se reúnem com DPU para falar sobre representação estadual nas instâncias superiores

22/08/2017 10:27 | Por Lucas Fernandes DRT/BA 4922

A partir de 30 de agosto, os dois estados contarão com representantes próprios nos Tribunais Superiores, em Brasília

A Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA e a Defensoria Pública de Minas Gerais – DPE/MG se reuniram nesta segunda-feira, 21, com o defensor público geral federal da Defensoria Pública da União – DPU, Carlos Eduardo Paz, para tratar da atuação das duas instituições estaduais nos Tribunais Superiores. O encontro aconteceu na sede da DPU, em Brasília.

No encontro, foi abordada a inauguração das representações das DPE’s no Distrito Federal, que ocorrerá em Brasília, no próximo dia 30. Os defensores públicos estaduais passarão a acompanhar as ações e recursos dos litigantes desde a ação inicial até o STJ e o STF, ampliando, assim, o acesso à Justiça para as populações baiana e mineira. Segundo o defensor público geral da Bahia, Clériston Cavalcante de Macêdo, hoje, os processos referentes ao estado são acompanhados pela DPU.

“O fato de nós mesmos cuidarmos das ações que foram iniciadas por nossos defensores em comarcas iniciais é importante para a defesa dos assistidos do Estado e para a instituição. O trabalho da União na falta de representação estadual é de grande importância, mas também é importante a gente ocupar este espaço para cumprir o mandamento constitucional de defesa ao amparado em todos os graus de jurisdição, de forma gratuita e integral”, declarou Clériston de Macêdo, que agradeceu aos defensores federais por terem acompanhado os processos da DPE/BA. “Entrar na seara de estados com representação em Brasília é um efetivo passo para a Defensoria Baiana”, acrescentou o defensor-geral da Bahia.