COMUNICAÇÃO

Dia do idoso é celebrado pela Defensoria Pública em sessão na Câmara Municipal

09/10/2017 15:37 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA

O evento contou com apresentações dos corais Fragmentos e Cantos e Encantos

O Plenário Cosme de Farias ficou lotado durante a sessão especial em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, quando também foi prestada uma homenagem especial da Câmara aos contadores idosos. A atividade foi proposta pelo vereador licenciado Paulo Câmara, secretário Nacional de Assuntos Federativos, e presidida pelo vereador Atanázio Júlio dos Santos. A subcoordenadora da Especializada de Proteção à Pessoa Idosa, Laise Leite, representou a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA.

“É importante que todos sejam informados dos seus direitos. O momento é de celebração, mas é importante que saibam que nem todos tem uma vida digna e precisam do aparato da justiça para promover o acesso para que então os direitos sejam respeitados verdadeiramente”, disse a subcoordenadora da Especializada de Proteção à Pessoa Idosa, Laise Leite.

Para Paulo Câmara, na vida pública os contadores são fundamentais, pois o trabalho deles dá transparência aos atos: “aproveito para dedicar essa sessão ao profissional de contabilidade que muito já dedicaram sua vida ao Estado e a Nação. No caso dos contadores a experiência acumulada torna sua mão de obra ainda mais preciosa para o mercado”.

A aposentada Matilde Carneiro, 73 anos, que foi até o Plenário Cosme de Farias assistir ao evento disse que é de fundamental importância dar visibilidade para a pessoa idosa, pois é uma parcela da população que sofre discriminação e violação de direitos diariamente. “Envelhecer é algo natural. Ninguém deixa de possuir direitos somente porque não é mais jovem”, desabafou ela.

Ainda durante a sessão, a gerontóloga Maria das Graças Sena fez uma palestra e afirmou que “o Brasil é uma nação em envelhecimento, com 12% da população acima de 60 anos”. O evento contou com apresentações dos corais Fragmentos e Cantos e Encantos (Sindprev), ambos sob a regência do maestro Gilmar Mendonça.