COMUNICAÇÃO

DPE recebe Conselho Nacional de Políticas Criminais

12/11/2007 13:45 | Por

Representantes do Conselho Nacional de Políticas Criminais e Penitenciárias (CNPCP) estarão em Salvador nos dias 14 (quarta, amanhã) a 19 (segunda), período em que realizarão vistorias em unidades prisionais da capital, Região Metropolitana e Feira de Santana. As visitas têm o objetivo de fazer um diagnóstico da realidade do sistema sob a ótica da Defensoria Pública do Estado da Bahia, que responde por mais de 90% dos processos na área, segundo projeções da Defensoria Especializada Criminal e de Execuções Penais.

As impressões finais das visitas serão discutidas em audiência pública que debaterá o sistema prisional e penitenciário do Estado da Bahia, no dia 19/11 (segunda), às 19h, na sede da instituição, no Canela, encerrando a programação do CNPCP em Salvador. Estão sendo convidados para participar representantes do Executivo, do Legislativo, da CPI do sistema carcerário, do Departamento Penitenciário Nacional e da sociedade civil. A defensora geral, Tereza Cristina Almeida Ferreira, estará acompanhando toda a agenda, que está sendo liderada pelo defensor paulista e integrante do CNPCP, Carlos Weis.

O conselho é composto por 13 membros titulares designados pelo Ministro da Justiça para propor diretrizes à Política Criminal dos Estados e do país voltadas para a prevenção do delito, para o funcionamento da Justiça Criminal e execução das penas. O órgão também é responsável pela elaboração de planos nacionais de desenvolvimento e avaliação periódica do sistema criminal.

VISITA DO CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICAS CRIMINAIS E PENITENCIÁRIAS

PROGRAMAÇÃO

DIA 14/11/2007 (quarta-feira)

9h - Conjunto Penal Feminino (Mata Escura)

14h - Presídio de Salvador (Mata Escura)

DIA 16/11/2007 (sexta-feira)

9h - Colônia Penal de Simões Filho

DIA 17/11/2007

9h - Penitenciária Lemos Brito - PLB

Dia 19/11/2007

14h - Conjunto Penal de Feira de Santana

19h - Audiência pública no auditório da sede Defensoria Pública da Bahia (Rua Pedro Lessa, nº 123, Canela, Salvador -BA).