COMUNICAÇÃO

LAVAGEM DO BONFIM: DPE/BA levanta bandeira “Todo mundo tem o direito de crer”

11/01/2018 14:13 | Por Amanda Santana DRT/BA 5666 e Lucas Fernandes DRT/BA 4922 | Fotos: Tiago Lima (estagiário)

A celebração teve início às 8h com um ato inter-religioso

Quando a segunda quinta-feira de janeiro aponta, a cidade já sabe, todos se juntam com apenas um destino: a lavagem da igreja do Senhor do Bonfim.  A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou tradicionalmente, durante mais um ano da caminhada, com uma grande faixa escrita: Todo mundo tem o direito de crer: Defensoria Pública defende a sua liberdade de culto, oração e expressão religiosa.

A celebração teve início às 8h com um ato inter-religioso, juntando representantes de diversas religiões, que uniram-se em oração e pela paz. Após o ato, teve início o cortejo. Prefeito, governador, políticos e secretários estaduais e municipais estiveram presentes ao longo do trajeto.

O subdefensor público geral, Rafson Ximenes, na medida em que segurava a faixa ao longo do percurso, comentou sobre a importância da Defensoria Pública no evento: “A lavagem do Bonfim nasceu a partir de uma condenação injusta que aconteceu com Oxalá, então é uma forma muito apropriada para a instituição (que luta pela justiça e pela garantia de que nenhuma pessoa seja condenada injustamente) estar aqui presente neste momento religioso, de reflexão e de celebração”.

Marcando presença no evento cultural, o presidente da Associação de Defensores Públicos da Bahia, João Gavazza comentou que este traz oportunidade de contato direto com a população: “Nós podemos orientar e esclarecer algumas situações atinentes à nossa profissão e também levantar as bandeias de luta da associação por uma Defensoria Pública melhor, mais estruturada e que valorize mais, tanto seus profissionais como o próprio serviço que é prestado”.

Também no clima de celebração, a defensora pública sergipana Daniely Oliveira – uma das novas empossadas, contou que é a primeira vez que comparece à Lavagem do Bonfim. “É uma mistura cultural maravilhosa, as pessoas estão aqui para comemorar, saudar a religião e é bonito ver esta plataforma em uma quinta-feira. Estar aqui pela Defensoria faz a gente enxergar a sociedade de uma forma diferente, a manifestação cultural tem um valor mais importante quando vestimos a camisa da Instituição”, exclamou.

APOIO

“Não importa o credo religiosos e nem a condição social e econômica, esse é um momento muito importante para a população baiana, para todas as comunidades e segmentos sociais e raciais”, declarou a secretária de cultura do Estado, Arany Santana. Segundo ela, este também é um dia de reflexão na busca de tempos melhores para o país, que precisa vencer a intolerância, o preconceito e o autoritarismo.

A secretária de estado deixou ainda uma mensagem de apoio à instituição de acesso à Justiça: “É a maior aliada dos oprimidos e dos injustiçados, principalmente das mulheres negras: falo isso enquanto mulher e negra. Ai de nós se não fosse a Defensoria Pública”.

“Estamos junto com a Defensoria somando esforços pelo bem da população e buscando atender a todo e qualquer problema e situações”, ressaltou também o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia – CBMBA, coronel Francisco Luiz Telles de Macêdo.

Veja as fotos no Flickr da Defensoria Pública da Bahia.

 

Com informações de Ingrid Carmo DRT/BA 2499; Luciana Costa DRT/BA 4091 e Vanda Amorim DRT/PE 1339