COMUNICAÇÃO

DPE/BA participa do II Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas

04/12/2017 15:43 | Por Amanda Santana - DRT/BA 5666

Evento ocorreu em São Paulo durante os dias 29 e 30 de novembro

 

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA esteve presente no II Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas, que ocorreu nos dias 29 e 30 de novembro, em São Paulo.

O objetivo do evento consistiu em reunir profissionais, de diferentes áreas, para debater e compartilhar conhecimentos acerca da atuação interdisciplinar da Defensoria Pública. A edição deste ano teve o tema “Caminhos Extrajudiciais, Judiciais e Intersetoriais para o Acesso à Justiça” e contou com a participação de 9 servidores da DPE/BA, entre assistentes sociais e psicólogos.

O psicólogo da DPE/BA, Bruno Kalil, esteve presente e comentou sobre o evento: “a programação do Congresso permitiu a discussão e ampliação das possibilidades de atuação da instituição para atender as complexas demandas que chegam à DPE. Foi possível compartilhar experiências com demais colegas e defensores, bem como refletir sobre os desafios e possibilidades da atuação interdisciplinar no âmbito da Defensoria Pública”.

Durante o evento foram apresentados dois trabalhos através de painéis. No tema, composição extrajudicial de conflitos, o psicólogo Bruno Kalil e a assistente social Daiane Dantas, ambos da DPE/BA, apresentaram o trabalho “Participação da Psicologia e do Serviço Social nos processos de conciliação e mediação da 6ª Regional da Defensoria Pública – Santo Antônio de Jesus- Bahia”.

E no tema articulação com as políticas públicas e educação em direitos, apresentado pelas assistentes sociais Daiane Dantas e Arlete Lobo, o trabalho foi intitulado de “Itinerância Psicossocial: fortalecendo o trabalho intersetorial entre a Defensoria Pública e a rede de serviços do município de Santo Antônio de Jesus – Bahia”.

Já no último dia do Congresso, 30, a psicóloga da 3ª Regional – Ilhéus, Marisa Silva e a assistente social da Curadoria Especial do Projeto Acolher, Daiane Dantas, participaram da mesa de debates: “Panorama de Práticas Interdisciplinares em Defensorias Públicas Estaduais de todas das regiões do país”.

As servidoras destacaram as especificidades da atuação de DPE nas diferentes regionais e na capital, apresentando as principais atividades desenvolvidas pelas equipes multidisciplinares da DPE/BA.

Da DPE/BA estiverem presentes Bárbara Almeida (Psicóloga-Família- NAJ-Salvador); Daiane Dantas (Assistente Social- Curadoria Especial Projeto Acolher- Salvador); Thaiane Anjos (Assistente Social- 1ª Regional- Feira de Santana); Kamila Rodrigues (Psicóloga- 2ª Regional- Vitória da Conquista); Marisa Silva (Psicóloga- 3ª Regional- Ilhéus); Laisa Moreira (Psicóloga- 4ª Regional- Itabuna); Diogo Ximenes (Psicólogo- 5ª Regional-Juazeiro); Arlete Lobo (Assistente Social- 6ª Regional- Santo Antônio de Jesus) e Bruno Kalil (Psicólogo- 6ª Regional- Santo Antônio de Jesus).