COMUNICAÇÃO

DPE/BA realiza mais um mutirão de atendimento no “Abraço à Microcefalia”

19/04/2018 18:18 | Por Carine do Carmo (estagiária), com supervisão de Vanda Amorim - DRT/PE 1339

Evento ocorreu na Escola Municipal Casa da Providência, sede da ONG.

Com o objetivo de oferecer apoio jurídico aos pais de crianças com Microcefalia, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realizou mais um mutirão de atendimento à ONG “Abraço à Microcefalia”, que ocorreu nesta quinta-feira, 19, no bairro da Saúde.

O projeto, que visa fortalecer cada vez mais a rede de mães e ampliar o cuidado às crianças com microcefalia e às suas famílias, oferece aos pais oficinas, encontros e palestras, e àa crianças têm atendimento de fonoaudiólogo, terapia ocupacional e fisioterapia uma vez por semana.

Segundo a presidente da ONG, Joana Passos, o apoio da Defensoria Pública facilita no atendimento das demandas dessas famílias. “As mães vivem ocupadas durante a semana com seus filhos, levando-os para médicos ou outras atividades. A vinda da Defensoria para resolver os problemas burocráticos no local onde elas se reúnem para troca de experiências e informação ajuda bastante”, disse Joana Passos.

De acordo com o subcoordenador da Especializada Cível e Fazenda Pública, Gil Braga, o projeto visa prestar assistência jurídica integral e gratuita em todos os aspectos para essas pessoas. “A Defensoria vai atuar junto aos pais das crianças com microcefalia, prestando todo o atendimento, nas ações que sejam ajuizadas ou que precisam ser resolvidas extrajudicialmente na esfera estadual ou federal”.

A voluntária Maria Rúbia ressaltou a necessidade do apoio e atenção a essas famílias. “Os pais estavam perdidos com o surto desse vírus. Com a criação do Abraço foi possível ajudá los”. O projeto conta também com o “Núcleo de Pais”, que busca intermediar na relação entre os pais e a instituição, trazendo respostas das demandas que surgem para as famílias.

A mãe de Aila Ribeiro, que tem 5 anos e sofre da doença, conta que o apoio prestado pela Defensoria Pública foi mais uma conquista almejada pelos pais. “Conseguimos atendimento, apoio social, reabilitação, doações e a atenção necessária para nossas crianças. O Abraço à Microcefalia é uma ponte para esses pais”, conta Jéssica Valdinucci.

Para a subcoordenadora da Especializada de Família, Donila Fonseca, é de extrema importância trazer a defensoria para perto da necessidade de um grupo. “A Especializada de Família está próxima para facilitar o atendimento e acolher da melhor maneira possível as pessoas que estão passando por essa situação, auxiliando nas dificuldades de uma família que possuem filhos com a deficiência”, avaliou Donila Fonseca.