COMUNICAÇÃO

DPE/BA realiza palestra magna no XVII Curso de Preparação à Carreira de Defensor Público

04/12/2017 21:53 | Por Amanda Santana (texto e fotos) - DRT/BA 5666
SONY DSC

O evento tem como objetivo proporcionar acréscimo na formação de novos defensores

Iniciou hoje, 04, o XVII Curso de Preparação à Carreira de Defensor Público, realizado pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, na Escola Superior de Defensores Públicos – Esdep. O curso tem como objetivo proporcionar um acréscimo na formação de novos defensores públicos da Capital e do Interior.

Para finalizar o primeiro dia de curso, ocorreu a palestra magna, ministrada pela doutora e pós-doutorada em Direito, Élida Lauris, que explicou o objetivo da palestra: “Fazer uma contextualização do papel do sistema de justiça e seus desafios, especialmente o papel da Defensoria Pública na promoção de um acesso à Justiça, mas cumprindo um papel político na sociedade, e revendo como podem ser feitas estratégias de ação jurídica e a garantia dos direitos das populações vulneráveis, que é a missão máxima da Defensoria Pública”.

A diretora da Escola Superior, Firmiane Venâncio, comentou a importância deste curso para a formação dos novos defensores: “O curso tem como objetivo mostrar um panorama do funcionamento da instituição e trazer falas que situem o papel da Defensoria Pública no cenário brasileiro, da relação da DPE com os movimentos sociais, da importância da defensora e do defensor público terem um conhecimento que vá para além do direito e busquem alternativas extrajudiciais para solução de conflitos, colocando, desta forma, a Defensoria em um patamar de importância que o cidadão e a cidadã requerem de nós”.

Tendo como público os novos defensores, a defensora pública Mônica Antonieta declarou o quanto o curso vai elevar o entendimento: “Vai direcionar nosso trabalho. Saímos de uma visão geral, que é uma visão de livros e vamos para prática, para tentarmos desenvolver um trabalho de assistência à população vulnerável, hipossuficiente. Além de termos uma visão da estrutura da Defensoria, dos nossos deveres e dos nossos direitos como Defensor Público”.

O curso segue até o dia 26 de fevereiro, mesclado entre aulas práticas e teóricas.