COMUNICAÇÃO

Educação Previdenciária é tema de palestra do Projeto Sala de Espera

09/08/2017 16:57 | Por Alessandra Lori - Estagiária *Com supervisão de Vanda Amori m DRT/PE 1339

Evento também promoveu atendimento pessoal para orientar questões especificas sobre previdência.

 

Com o objetivo de informar e conscientizar os cidadãos sobre direitos e deveres previdenciários, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 9, na Casa de Acesso à Justiça I – CAJ I, da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, uma palestra sobre Educação Previdenciária seguida de atendimento pessoal para orientar questões especificas sobre previdência.

 

O evento faz parte do Projeto Sala de Espera da Defensoria Pública, que tem a proposta de oferecer palestras, informações de utilidade pública e educação em direitos para o cidadão baiano enquanto ele espera o atendimento da instituição.

 

Segundo o coordenador do Programa de Educação Previdenciária – PEP na Bahia, Jean Abreu, o programa só consegue alcançar seus objetivos graças a parcerias como as da Defensoria. “Aproveitamos o espaço e o público em comum para fazer a divulgação dos direitos e deveres dos cidadãos, para que eles possam se empoderar das informações, junto com a Defensoria, conseguimos fazer esse elo com a sociedade” destacou o coordenador do PEP.

 

Jean Abreu ressaltou ainda que o grande diferencial desta atividade está  no atendimento por demanda espontânea, que acontece logo após as palestras. “Muitas pessoas ainda têm dificuldades em procurar as agências do INSS, o atendimento espontâneo poupa muita gente de ir às agências em busca de orientações básicas, na maioria dos casos, já saem com todo o encaminhamento para resolver suas questões”, concluiu o palestrante.

 

Foi o caso de Maria Lúcia dos Santos Reis, funcionária pública aposentada, que esperava atendimento na Defensoria em busca de auxílio para resolver questões referentes a aposentadoria.  “Eu tinha dúvidas sobre o meu tempo de contribuição em uma empresa que trabalhei, estava esperando ser atendida, mas depois da palestra, aqui mesmo tive a orientação e o encaminhamento que precisava, nem precisei ser atendida pelo defensor público. Só agradeço”, concluiu a aposentada.

 

Caso tivesse sido atendida por um defensor público, Maria Lúcia dos Santos Reis teria sido encaminhada para a Defensoria Pública da União, responsável por questões relacionados aos órgãos federais.

 

A atividade sobre Previdência no Sala de Espera é mensal, e compõem parte do Programa de Educação Previdenciária – PEP, desenvolvido pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, com objetivo de promover a inclusão de trabalhadores no Sistema Previdenciário, divulgar políticas públicas e valorizar a cidadania.