COMUNICAÇÃO

EUCLIDES DA CUNHA – Defensoria inaugura nova unidade no município

13/04/2018 19:06 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA Fotos: Humberto Filho

O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na Avenida Almerindo Rehem, nº541, Centro

Após 18 anos, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA reinstalou nesta sexta-feira, 13, uma unidade da Instituição no município de Euclides da Cunha, aproximadamente 323 km distante de Salvador. O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na Avenida Almerindo Rehem, nº541, Centro.

“Estou muito feliz por estar reinstalando a Defensoria Pública da Bahia aqui. A base da Instituição é chegar mais próximo daqueles que mais precisam”, disse o o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo. Clériston Cavalcante ainda falou sobre a satisfação ao ver o trabalho entre os poderes e instituições sendo feito de forma harmônica e independente  com o objetivo de atender o cidadão da melhor forma possível. Euclides da Cunha é o primeiro município do território de identidade do Semiárido Nordeste II a ter a DPE/BA instalada.

“É com muita alegria e, principalmente, gratidão, que estamos aqui nesta data simbólica, inaugurando mais uma casa de acesso à justiça, cidadania e efetividades de direitos, notadamente aqueles negados aos muitos severinos do sertão nordestino”, discursou a defensora pública Mônica Antonieta Magalhães, que atuará junto com o defensor público Agnus Boaventura na cidade.

De acordo com o prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro, a partir de agora a população vulnerável terá um local adequado para levar suas demandas. “É um ato que fica para a história da cidade. É dessa forma que teremos uma sociedade mais igualitária e mais justa”, acrescentou ele.

Representando a procuradora geral de Justiça, Ediene Lousado, o promotor Marcelo Cerqueira César, disse que o retorno dos serviços da Defensoria Pública em Euclides da Cunha é um fato que merece ser comemorado: “Isso contribuirá para o fortalecimento e aprimoramento do sistema de justiça local que passará a contar com um organismo estatal constitucionalmente vocacionado para a defesa dos mais necessitados”.

Segundo o juiz diretor do Fórum, Paulo Ramalho, a chegada da Defensoria Pública da Bahia no município trará grandes benefícios à população euclidense que é formada por um pouco mais de 60 mil habitantes.

Em sua fala, o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia – Adep/Ba, João Gavazza, destacou que quando existe uma atuação harmônica, firme e aguerrida entre Ministério Público, Poder Judiciário e Defensoria Pública nos seus respectivos espaços de atuação a transformação social da localidade se dá de forma notória.

Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração a corregedora adjunta da DPE/BA, Larissa Guanaes; o subcoordenador da 1ª Regional – Feira de Santana, Marcelo Rocha; a assessora de gabinete Janaína Canário; o presidente da Câmara de Vereadores, Bolivar Francisco Alves, entre outras autoridades. A próxima inauguração acontecerá no dia 18 de abril em Itaberaba.