COMUNICAÇÃO

FEIRA DE SANTANA – Defensoria Pública ouve a sociedade civil sobre o Orçamento Participativo

12/04/2018 22:22 | Por Daniel Gramacho DRT/BA 3686 Texto e Foto

Os interessados podem opinar no Orçamento Participativo até o final de maio no site da Instituição

Dando continuidade ao Orçamento Participativo a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA ouviu pelo quarto ano consecutivo a sociedade civil de Feira de Santana na conferência pública, realizada hoje, 12, no Instituto de Educação Gastão Guimarães. O Orçamento é peça fundamental para a consecução dos objetivos da Instituição.

Um dos apelos da população foi trazido por Cristiano Queiroz, que representou a Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção aos Direitos Humanos. Cristiano conclamou a Defensoria para atuar ajudando as famílias de pessoas desaparecidas. “Estamos chamando os órgãos de justiça, para que venham participar em comum acordo conosco, em uma rede de atenção a essas pessoas, ou seja, o que a gente quer da Defensoria Pública é que ela possa acionar mecanismos que possa ajudar as famílias e também a busca dos desaparecidos”, destacou Cristiano Queiroz.

O subdefensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, ressaltou a importância da linha adotada pela gestão desde 2015 de fazer a escuta qualificada da população. “Estamos trazendo a população cada vez mais para dentro da Defensoria, para participar das instâncias de decisão da Instituição. É fundamental identificar através do próprio povo, dos assistidos o que eles precisam, o que eles demandam, e em que nós podemos ajudar”, considerou Rafson Ximenes.

Outro pleito trazido para o Orçamento Participativo 2019 por Lourdes Santana, representante do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento das Comunidades Negras e Indígenas, é a necessidade da Defensoria Pública em Feira de Santana dispor de um defensor(a) para tratar com exclusividade das questões discriminatórias, sejam elas raciais, religiosas ou de gênero. “O subcoordenador Marcelo sempre coloca alguém da Defensoria para nos ajudar nessas questões, mas sabemos que cada defensor tem a sua atribuição específica, então um defensor que possa tratar com exclusividade dessas questões nos ajudará muito”, afirmou Lourdes Santana.

Estiveram presentes à conferências pública o subcoordenador da 1ª Regional da Defensoria Pública, Marcelo Santana Rocha, o presidente da Associação dos Defensores Públicos da Bahia – ADEP/BA, João Gavazza, e representantes de entidades da sociedade civil de Feira de Santana. Quem quiser opinar no Orçamento Participativo é só clicar aqui.