COMUNICAÇÃO

Hospital da Mulher realizou palestra e atendimentos aos assistidos da Defensoria Pública

08/03/2018 16:43 | Por Amanda Santana - DRT/BA - 5666

Ação aconteceu em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e fez parte do Projeto Sala de Espera

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira, 08, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realizou mais uma edição do Projeto Sala de Espera, em que a Equipe Multidisciplinar do Hospital da Mulher concedeu palestras e atendimentos individuais com o objetivo de melhor informá-las sobre ajudas psicológicas e físicas a vítimas de violência sexual.

O evento ocorreu na Casa de Acesso à Justiça I, no Jardim Baiano, e contou com profissionais de Serviço Social e Psicologia para ajudar neste processo. A assistente social do Hospital, Taiana Carine, comentou sobre a relevância deste evento, que é levar esclarecimento aos assistidos da Defensoria Pública e como sensibilizar as mulheres da Bahia a procurar atendimento especializado e ter cuidado com elas próprias.

A psicóloga do serviço AME – que faz parte do Hospital da Mulher-, Mariana Pinheiro, falou como é necessário o trabalho de divulgação e disseminação deste serviço: “Foi muito importante esta proposta de estarmos na Defensoria Pública hoje, no Dia da Mulher, visto que a violência sexual é um fenômeno muito complexo e as pessoas precisam saber que existem serviços em Salvador que estão de portas abertas para dar o suporte necessário para quem passou por uma situação como esta”.

A assistente social do serviço AME, Aline Cerqueira, reafirmou a importância da comunicação e informação neste tipo de trabalho e o quanto é necessário o enfrentamento à violência sexual: “O AME tem um ano e sabemos que as normas técnicas do Ministério da Saúde e outras portarias determinam que as mulheres têm que ter acesso à vários serviços, não apenas um. Felizmente temos o Hospital da Mulher, mas ainda é muito pouco frente aos números de violência que temos”.

O subcoordenador da Especializada de Cível e Fazenda Pública, Gil Braga, explicou que o objetivo do evento foi levar aos assistidos da Defensoria Pública, o acesso ao Hospital da Mulher, de forma qualificada, no qual os servidores do Hospital passaram todas as informações através de uma palestra e depois atenderam as mulheres individualmente para encaminhá-las aos serviços que precisaram.

HOSPITAL DA MULHER

O Hospital da Mulher funciona desde janeiro de 2017 e acolhe mulheres com as mais variadas doenças, para realizar exames, cirurgia e atendimentos para vítimas de violência sexual, de forma humanizada e personalizada. Localizado no Largo de Roma, na Cidade Baixa, a unidade funciona durante 24 horas. Saiba mais no site do Hospital: http://www.hospitaldamulherbahia.com.br/