COMUNICAÇÃO

III Módulo do Curso de Formação é iniciado hoje

04/11/2007 13:22 | Por

O terceiro módulo do III Curso de Formação - Adaptação Funcional - para Novos Defensores Públicos do Estado da Bahia 2007, intitulado "Atualização - Alinhamento Conceitual sobre Aspectos de Relevância Institucional", iniciou hoje (05) com o objetivo de promover estudos e discussões sobre temas ligados à atuação estratégica da Defensoria Pública do Estado da Bahia.

Esta semana, até o dia 9, aos recém-empossados será apresentado um misto de teoria e prática, incluindo a elaboração de peças processuais. Hoje, sob coordenação do defensor José Jorge Lima, no período da manhã, foi apresentado o painel "O Sistema Prisional na Bahia. Atuação da Defensoria Pública como Instituição Constitucional Responsável pelo Acesso à Justiça", com a participação dos representantes da Pastoral Carcerária, David Pedreira, e do Movimento Negro Unificado, Hamilton Borges, respectivamente. Além dos painelistas, também esteve presente o defensor Marcos Pithon.

A manhã contou ainda com a palestra "O CEAFLAN como atividade típica de Defensoria Pública. Atribuições e Funcionamento", ministrada pelo subcoordenador da Defensoria Pública Especializada Criminal, Raul Palmeira. O período vespertino foi iniciado com uma oficina, onde os novos defensores estudaram processos criminais e de e execuções penais e elaboraram peças processuais.

ORATÓRIA - Para amanhã (06) está previsto, sob coordenação da defensora Analeide Leite de Oliveira, no período matutino, o painel "Inovações do Direito de Família. Novos Direitos e Deveres Jurídicos Oriundos do Princípio Fundamental da Solidariedade", apresentado pelos painelistas Cristiano Chaves e Ana Virgínia Rocha Arbex Hernandez.

À tarde, sob coordenação de Ana Virgínia, será realizada a palestra "Oratória e Excelência na Defesa de Idéias. Uma Abordagem Direcionada ao Ofício do Defensor Público", ministrada pelo consultor Piotr Zalkowitsch. Posteriormente, os 15 defensores retornarão às oficinas, onde serão estudados processos judiciais em tramitação junto às Varas de Família e haverá elaboração de peças.