COMUNICAÇÃO

ILHÉUS – Atuação da Defensoria no combate à violência contra a mulher é destaque em seminário

19/06/2017 15:30 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

Promovido por professores e alunos do Instituto Federal Baiano – campus Uruçuca, o evento foi composto por apresentações artísticas, mesas redondas e palestras sobre temas ligados à identidade feminina

 

A atuação da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA no combate à violência contra a mulher foi um dos destaques no II Seminário Recortes Identitários da Mulher na América Latina, promovido por professores e estudantes do Instituto Federal Baiano – IF Baiano – campus Uruçuca, no sul da Bahia.

 

Realizado nos dias 12 e 13 de junho, o evento contou com apresentações artísticas, mesas redondas e palestras sobre empoderamento feminino, violência contra a mulher, mercado de trabalho, transexualidade, arte, história, ciência e tecnologia.

 

Durante a programação, a mesa redonda “Representações de Violência Contra a Mulher” contou com a participação das defensoras públicas Adriana Albergaria da 3ª Regional em Ilhéus, Flávia Duval da 4ª Regional em Itabuna, da psicóloga Marisa Silva e da assistente social Márcia Bittencourt, que também integram a equipe da 3ª Regional. Em pauta, o papel e a atuação da Defensoria Pública, dados sobre feminicídio e violência doméstica, atendimento e acompanhamento psicossocial das mulheres que sofrem violência doméstica, institucional e obstétrica. “Esta é uma oportunidade ímpar de discutirmos a violência contra a mulher junto à comunidade escolar e apresentar a todos a Defensoria Pública”, destacou a defensora pública Adriana Albergaria.

Orçamento participativo

A participação da Defensoria Pública no evento é resultado das sugestões feitas durante a discussão do Orçamento Participativo da DPE/BA, realizada em março deste ano, em Ilhéus. Na ocasião, o professor José Carlos Dias, que integra o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Índigenas – Neabi, destacou a necessidade de intensificar, ainda mais, a participação da Instituição em eventos ligados às suas áreas de atuação.