COMUNICAÇÃO

ILHÉUS – Casa de Apoio à Pessoa com Câncer é visitada pela Defensoria Pública

16/10/2017 14:12 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA

Pacientes e familiares foram informados a cerca dos direitos que possuem durante palestra

A Casa de Apoio à Pessoa com Câncer – Dom Eduardo, em Ilhéus, recebeu a visita da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA. Na Casa, são acolhidos pacientes e familiares que se deslocam dos municípios em que residem para o tratamento na Unidade de tratamento oncológico de Ilhéus, através do Sistema Único de Saúde – SUS. Na ocasião, foi realizada a palestra Direitos das pessoas com Câncer.

Segundo a defensora pública Maria Silvia de Oliveira, a ida da Defensoria Pública ao local deve-se ao fato de poucas pessoas acometidas pelo câncer terem ciência dos direitos que fazem jus: “na prática, é difícil o acesso então nada mais justo que a Defensoria se apodere deste encargo para informá-los e orientá-los para garantir o exercício dos direitos”.

A psicóloga da DPE/BA, Marisa Batista, acompanhou a ação itinerante que aconteceu na terça-feira, 10, e abordou a importância da saúde mental durante a descoberta e todo o tratamento da doença, também falou sobre os estigmas sociais que envolvem a descoberta do diagnóstico, além da necessidade de manter-se empoderado em busca de seus direitos.

“O direito à assistência jurídica e psicológica pela Defensoria Pública do Estado aos pacientes acometidos de câncer atende a missão institucional de orientação de pessoas em situação de extrema vulnerabilidade”, explicou a subcoordenadora da 3ª Regional – Ilhéus, Cristiane da Silva Barreto Nogueira.

Os presentes também ouviram sobre aspectos que devem ser garantidos no tratamento, como o seu início no prazo de 60 dias após o diagnóstico, conforme previsão da Lei nº 12.732/2012, direito a procedimentos, exames e dispensação de medicamentos, ao tratamento fora do domicilio, a reconstrução mamária no caso da mulher submetida à mastectomia, entre outros temas.