COMUNICAÇÃO

ITABERABA – DPE/BA retoma atividades no município após oito anos

18/04/2018 23:15 | Por Daniel Gramacho DRT/BA 3686 Texto e Foto Humberto Filho

O prefeito da cidade durante a solenidade doou um terreno para a Defensoria Pública construir sua sede própria

Com a presença das principais autoridades e poderes municipais e também da sociedade civil, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA retomou hoje, 18, as atividades no município de Itaberaba. Agora quem precisar dos serviços defensoriais na cidade, pode se dirigir ao Fórum Desembargador Hélio Lanza, localizado na Rua Dr. Orman Ribeiro dos Santos, S/N, bairro Barro Vermelho.

Na solenidade de inauguração o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, considerou que esse é o primeiro passo do retorno da Defensoria ao município, mas que gostaria de voltar para poder entregar a população de Itaberaba, uma sede própria para melhor atender aos usuários dos serviços da Defensoria. O prefeito de Itaberaba, Ricardo dos Anjos Mascarenhas, durante a cerimônia firmou compromisso de doar à Instituição um terreno para a construção da sede própria.

“Quando iniciei a gestão estávamos em apenas vinte e uma comarcas e hoje estamos em trinta e três. É muito aquém daquilo que precisamos, mas já houve uma melhora significativa da interiorização dos serviços da Defensoria. Nosso trabalho é consistente, não é simplesmente um acesso ao Judiciário, mas um acesso à justiça”, disse o defensor-geral.

O defensor público Gustavo Pereira, que atuará na comarca, disse que este é um momento ímpar do acesso à justiça e do cidadão aos seus direitos na cidade de Itaberaba. “A Defensoria Pública está aqui, desta vez para ficar. Esperamos construir relações e laços no município de Itaberaba, que torne a Instituição aqui sempre presente”, considerou Gustavo Pereira.

Estiveram presentes ao evento ao evento a corregedora-adjunta da DPE/BA, Larissa Guanaes; a coordenadora executiva das Defensorias Públicas Regionais, Soraia Ramos; o defensor público João Tibau; a juíza de direito e diretora do Fórum, Louise de Melo Cruz Diamantino Gomes; o promotor de justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, Alex Bezerra Bacelar; o delegado da Polícia Civil, Geraldo Adolfo Barreto Nascimento; o vice-presidente da Ordem dos Advogados – OAB/BA, Flávio José Ramos Sampaio, entre outras autoridades públicas civis e militares.

DEPOIMENTOS         

“É uma felicidade muito grande e acho que este é o sentimento de todos nós. A Defensoria Pública já esteve nesta cidade, e quando se encerram as atividades é uma tristeza muito grande, porque gera aquela sensação de abandono dos nossos assistidos. Desde que o defensor-geral iniciou sua gestão a proposta tem sido esta. Já foram várias comarcas inauguradas, e Itaberaba é uma dessas cidades que necessita bastante da Defensoria Pública”. Coordenadora executiva das Defensorias Públicas Regionais, Soraia Ramos.

“É muito significativa a reabertura da Defensoria Pública em Itaberaba, e a população nos recebeu muito bem. Ainda que a Defensoria Pública tenha ficado tanto tempo distante, o trabalho que foi realizado aqui deixou marcas positivas, que fizeram com que a Instituição voltasse para cá. A expectativa é de muito trabalho, as pessoas não param de procurar e de bater na nossa porta, antes mesmo da inauguração oficial”. Defensor Público João Tibau.

“Quero parabenizar ao defensor-geral pelo retorno da Defensoria Pública ao nosso município após oito anos. O município clamava por isso. Sei que essa é uma prioridade dessa gestão, interiorizar a Defensoria Pública no Estado, e posso dizer que já somos parceiros. Hoje eu tenho uma surpresa, vamos doar um terreno para que a Defensoria Pública possa construir a sua sede própria aqui no Município”. Prefeito de Itaberaba, Ricardo dos Anjos Macarenhas.

“Para Itaberaba é um momento de muita alegria essa importante conquista da reinstalação da Defensoria Pública do Estado em nosso município. Sou advogado de formação, e embora afastado, por conta do impedimento pelo mandato de vereador, entendo as dificuldades da nossa população em referência ao acesso à justiça, passando pelo importante papel do trabalho do advogado e do defensor público. A Defensoria Pública atenta à demanda da sociedade e da população itaberabense, e com olhar sensato, o defensor público geral veio então reinstalar os serviços da Defensoria Pública em nosso município. Itaberaba com isso só ganha”. Presidente da Câmara de Vereadores de Itaberaba, José Antônio Sampaio Gomes.

“É chegado o dia em que a esperança dos descamisados, dos desafortunados, dos marginalizados, dos desapossados, dos necessitados, é trazido de volta ao sistema de justiça de Itaberaba. Não que as demais instituições atuem de maneira despreocupada, em relação aos objetivos constitucionais de construção de uma sociedade mais livre, justa e solidária. É que aquela que é vocacionada e tem atribuição de zelar pelo polo mais fraco, mais subjugado e explorado, retorna a comarca de Itaberaba, completando sistema judicial e as funções essenciais da justiça. O verde da Defensoria Pública renova de esperança uma população ávida por justiça, por acesso, por escuta e por consideração e respeito em relação aos seus direitos”. Juiz de direito Matheus Moitinho (irmão do defensor público Maurício Moitinho).