COMUNICAÇÃO

ITABUNA – DPE/BA realiza 3ª edição do Projeto Cine Debate

12/04/2018 17:12 | Por Carine do Carmo (estagiária), com supervisão de Vanda Amorim - DRT/PE 1339

A realização do projeto visa fortalecer o papel da Defensoria Pública perante o seu corpo de servidores e estagiários, bem como em relação ao público em geral

 

Com o objetivo de proporcionar o fortalecimento do senso crítico de servidores e estagiários da DPE/BA, a 4ª Defensoria Pública Regional – Itabuna realizou a 3ª edição do Projeto DPE Cine Debate. Na ocasião foi exibido o documentário “Se eu não tivesse amor”, que trouxe para discussão o tema de encarceramento feminino.

Com debates de temas relacionados aos direitos humanos, o projeto, que acontecerá uma vez por mês na unidade de Itabuna e tem como proposta a exibição de um documentário ou filme, seguida de uma palestra ministrada por um defensor, trazendo uma reflexão sobre temas pertinentes a atuação da Defensoria.

Elaborado pela defensora Lívia Almeida e pela servidora Neila Góes, ambas da 4ª Regional, o projeto visa expandir a participação para o público externo, como assistidos e estudantes. A realização do Cine Debate oferece um meio alternativo de aprendizado, fortalecendo o verdadeiro significado da Defensoria Pública, que é o contato com o público.

De acordo com a defensora pública Luanna Nathallya, é importante existir um espaço para reflexão e diálogo sobre temas que a equipe da defensoria trabalha diariamente. “Dessa reflexão conjunta, esperamos encontrar soluções para desafios que enfrentamos na nossa prática, principalmente através da construção de abordagens alternativas”, relata a defensora, que ministrou a palestra da 3ª edição. Com a discussão sobre o encarceramento feminino, a defensora conta também que foi possível refletir sobre formas de abertura do cárcere à sociedade e da sociedade ao cárcere com um olhar sobre os impactos desproporcionais da prisão sobre a mulher. “Saímos esperançosos de que nos próximos meses consigamos, juntos, elaborar alguma proposta de atuação prática em decorrência dessa discussão inicial”, declarou a defensora pública.

O evento, realizado na sexta-feira, 6, contou com a participação de defensores públicos, servidores, estagiários e de representante do movimento feminista local. A próxima edição do evento será conduzida pela Defensora Aline Muller e acontecerá no dia 04/05.