COMUNICAÇÃO
Manuel Faustino, líder da Revolta de Búzios, será réu na próxima sessão do Júri Simulado
Aberto ao público, o evento acontecerá na terça-feira, 26, no auditório da Uneb, em Salvador
A próxima edição do Júri Simulado – Releitura do direito na história da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA terá como réu Manuel Faustino Santos Lira, um dos principais líderes da Revolta de Búzios. O julgamento será na próxima terça-feira, 26, às 9h, no auditório da Uneb, no Cabula, em Salvador. O réu será representado pelo ator santoamarense Cristovão Silva, que já interpretou o Cuíca de Santo Amaro na quinta edição do Júri Simulado, em 2018.
O Júri Simulado da Defensoria fará uma releitura da Revolta de Búzios, que aconteceu há 220 anos. O julgamento terá a defensora pública Diana Furtado como acusadora; a defensora pública Vanessa Nunes ficará encarregada da defesa e o defensor público Danilo Rodrigues fará o papel do julgador.
Manuel Faustino dos Santos Lira foi um alfaiate baiano, um dos líderes da Conjuração Baiana, revolta acontecida em Salvador, também conhecida como Revolta dos Alfaiates ou Revolta de Búzios. Preso no dia 16 de setembro de 1799, e julgado pelo tribunal da relação em 5 de novembro de 1799, Manuel foi enforcado e esquartejado em 8 de novembro de 1799, aos 22 anos. Agora ele terá novo julgamento, numa releitura do direito na história promovido pela DPE/BA.
Júri Simulado
No Júri Simulado – Releitura do Direito na História os defensores públicos representam o tripé da Justiça (defesa, julgamento e acusação) e atores são convidados a assumir o papel do réu.
O objetivo é resgatar episódios que estruturaram o racismo e a invisibilidade das tradições e lutas de segmentos sociais, como da população negra e indígena. Lançado em novembro de 2016, o projeto já julgou figuras simbólicas e relevantes para a história da Bahia e do Brasil. Entre eles, Luíza Mahin, Zumbi, Índio Caboclo Marcelino, Lei Áurea, Cuíca de Santo Amaro, Marighella e Lucas da Feira.
Serviço
O que: 8ª edição do Júri Simulado – Releitura do Direito na História – Julgamento de um dos líderes da Revolta de Búzios.
Onde: Teatro da Uneb, Cabula – Salvador/BA
Quando: 26 de novembro de 2019, às 9h