COMUNICAÇÃO

MICARETA FEIRA 2018 – Defensoria inicia plantão com visita a hospital e distribuição de informativos pelo circuito

19/04/2018 22:00 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

O plantão segue até o próximo domingo, dia 22, e está sendo realizado na sede da Instituição e no circuito Maneca Ferreira

“É a Defensoria todo dia de plantão, é como a folia: feita para todo cidadão”. Começou nesta quinta-feira, dia 19, debaixo de chuva, o Plantão da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA na Micareta de Feira de Santana 2018. De hoje até o próximo domingo, 22, uma equipe formada por cerca de 50 defensores públicos e servidores trabalharão em regime de plantão para garantir os direitos de todos os cidadãos.

A abertura do Plantão, que começou às 14h, na sede da Defensoria, foi marcada pela visita ao Hospital Estadual da Criança – HEC, onde a equipe acompanhou a rotina das emergências pediátrica e obstétrica, reforçou o papel da Instituição e identificou os pacientes que aguardam regulação para outros centros especializados de saúde, em especial, na área cardíaca. “O plantão começou com a visita ao hospital, pois encontramos sempre situações mais urgentes que demandam a nossa intervenção para buscar uma solução mais célere para a necessidade dos pacientes”, explicou o subcoordenador da 1ª Regional da Defensoria – Feira de Santana, Marcelo Santana Rocha, que realizou a visita junto com os defensores públicos Hélio Magalhães Pessoa e Manuel Portela Junior.

Em seguida, os defensores públicos foram para a Unidade Móvel da Defensoria e também distribuíram materiais informativos, como ventarolas e panfletos, pelo circuito Maneca Ferreira aos vendedores ambulantes e foliões. “Estamos aqui para garantir os direitos de vocês”, ressaltou o defensor público Manuel Portela Junior, durante a distribuição. “Só em saber que podemos contar com vocês já saímos ganhando”, aprovou, enquanto lia o panfleto, a vendedora ambulante Daniela Regina dos Santos, 33 anos, que veio de Salvador com toda a família para trabalhar durante a festa.

Para encerrar o primeiro dia do Plantão, a Defensoria participou, à noite, do lançamento das ações 2018 do “Observatório de promoção dos direitos e contra as discriminações e atos de violência”, que também atua na micareta e a Defensoria é uma das instituições integrantes. Além dos defensores públicos, o evento contou com a participação do prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, das secretárias estaduais de Políticas para as Mulheres – SPM, Julieta Palmeira, e Promoção da Igualdade Racial – Sepromi, Fabya Reis, e representantes de diversas instituições e movimentos sociais, como o Movimento da População de Rua. “Estamos de portas abertas para atender aos cidadãos e nosso plantão inclui, também, visitas e ações volantes. Este é o nosso papel, a nossa vocação. Desejamos a todos uma micareta de paz e de alegria”, ressaltou, durante o evento, o subcoordenador da 1ª Regional da Defensoria, Marcelo Rocha.

Plantão

O Plantão da Defensoria na Micareta 2018 segue até o próximo domingo, dia 22. Na sede da Instituição, localizada na Rua Germiniano Costa, nº 212, no centro da cidade, o plantão funciona das 9 às 21h. Já no circuito Maneca Ferreira, a Defensoria atende das 15 às 21h, em sua Unidade Móvel de Atendimento, que está estacionada na Rua Juracy Magalhães Junior, s/n, centro (ao lado do Colégio Estadual de Feira de Santana).