COMUNICAÇÃO

Motoristas participam de encontro comemorativo ao dia da categoria

22/07/2017 22:20 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

Realizado no auditório da Esdep, o encontro contou com dinâmicas de grupo e rodas de conversa sobre direção defensiva

 

Sair da rotina, trocar experiências, compartilhar o conhecimento, fazer valer o espírito de equipe e iniciar as comemorações pelo Dia do Motorista – 25 de julho. Assim foi a manhã deste sábado, 22, para os motoristas dos veículos da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA. O encontro foi realizado no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep e, além dos motoristas da capital, contou com a presença da turma do interior e dos servidores que atuam no setor de Transportes.

 

Com o título “Julho dos Motoristas: valorizando quem nos auxilia a transitar pelos caminhos de acesso à Justiça”, o evento foi conduzido pela assistente social da CAP, Sheyla Paranaguá, com o auxílio das estagiárias da área. “A ideia do projeto é proporcionar um momento de descontração e construir um processo lúdico no ambiente de trabalho desta equipe. Este ano, a proposta foi ampliada e incluímos uma roda de conversa sobre assuntos ligados ao trânsito. É esta equipe que contribui, de fato, para que possamos acessar à Justiça”, explicou a assistente social Sheyla Paranaguá, que vestiu, literalmente, a camisa dos motoristas.

 
O acolhimento musical marcou a chegada da equipe e deu o tom à confraternização. Cerca de 14 horas depois de terem se despedido no dia anterior de trabalho,  os motoristas se abraçavam e cumprimentavam como se não se encontrassem há tempos. “Cada dia é um novo dia. E, toda manhã, fazemos esta festa ao nos encontrarmos. Formamos uma verdadeira família”, resumiu o motorista Roberto Reis, enquanto cumprimentava os colegas.

 

Na abertura do evento, representando o defensor público geral, Clériston Cavalcante de  Macêdo, que está em atividade no Rio de Janeiro, a defensora pública e assessora do Gabinete, Cristina Ulm, deu as boas vindas ao time e destacou a importância deles para a Defensoria: “a administração atual da Defensoria Pública preza, reconhece e valoriza o quanto vocês são importantes para o desenvolvimento de todas as nossas atividades, levando a todos nós com cuidado, atenção e segurança, seja nas itinerâncias, nas reuniões ou pelo interior. Muito obrigada por toda a dedicação de vocês”.

 

Durante a programação, as dinâmicas de grupo reforçaram o sentimento do “um por todos e todos por um”:  teve a dinâmica da memória, na qual cada um tinha que falar seu nome e o de todos os colegas que estavam sentados nas cadeiras anteriores; a do balão de assoprar, que fez com que cada um tentasse proteger o seu balão enquanto os outros tentavam estourá-lo; a do telefone sem fio, que enfatizou a importância do saber ouvir e repassar a informação correta e sem ruídos; e a da teia do fortalecimento, na qual eles tinham que dizer o significado e o sentimento por cada palavra que estava dentro do envelope recebido na chegada.

 

Entre as palavras encontradas na dinâmica da teia do fortalecimento estavam companheirismo, sonhos, conquistas, capacidade, direitos, diálogo, compromisso, segurança, equipe, sigilo, dedicação, confiança e gentileza. “Às vezes, o colega não sabe chegar em um determinado lugar, pede a nossa ajuda e estamos ali sempre prontos a ensinar o caminho e sermos solidários. Além da ajuda profissional, uma palavra de conforto faz toda a diferença para quem precisa de um ombro amigo, afinal formamos uma família e passamos a maior parte do nosso dia juntos, no ambiente de trabalho. Podem contar comigo sempre”, ressaltou o motorista Marcelo Souza, ao falar sobre solidariedade.

 

Direção defensiva

 
Na segunda parte da programação, a direção defensiva esteve em destaque na roda de conversa com o instrutor da Escola Pública de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito –  Detran, Reodormário Mata, e com a chefe da frota de veículos do SAMU 192, Melissa Reina.

 
Em sua apresentação, o instrutor do Detran falou sobre condições adversas, elementos da direção defensiva, cinto de segurança, procedimentos de parada, acidente e desastre, como evitar colisões e os perigos do excesso de velocidade. “Dirigir defensivamente é conduzir o veículo evitando acidente não só para si como para os demais. Cerca de 99% dos acidentes de trânsito poderiam ser evitados. Quem trabalha como condutor,  começa a dirigir o carro em casa, antes mesmo de chegar ao trabalho, pois é preciso ter uma boa noite de sono e estar bem ao acordar. A preparação já começa em casa”, aconselhou Reodormário Mata.

 
Também abordando a direção defensiva e contando como é o dia-a-dia dos condutores dos veículos de emergência do SAMU 192, a chefe de frota Melissa Reina ressaltou a importância de fazer o check-list do veículo antes da saída. “É imprescindível verificar se a unidade está apta para prestar o serviço na rua. Assim como os do SAMU, vocês conduzem vidas e precisam oferecer segurança a quem está dentro do veículo. Sem vocês nada funciona. Tudo depende de quem está ali, atrás do volante”, destacou.

 
No encerramento do encontro,  os motoristas foram presenteados com uma sacola personalizada da DPE/BA e os servidores do setor de Transportes, Luane Santos, William Rocha e o coordenador Jair Pereira, também foram homenageados. “Estou prestes a completar 11 anos de atividades na Defensoria e este evento tem um significado ímpar para todos nós. É um momento de confraternização mesmo e de trocarmos experiências, pois somos eternos aprendizes. Este é o primeiro encontro de muitos que virão”, prometeu o coordenador de Transportes, Jair Pereira, que não conseguiu conter a emoção com a realização do evento.