COMUNICAÇÃO

Nova Defensora Geral assume a Defensoria na Bahia

04/03/2007 13:54 | Por

A Defensora Pública-geral, Tereza Cristina Almeida Ferreira, tomou posse na Defensoria Pública do Estado da Bahia na última sexta-feira, durante sessão solene do Conselho Superior da Instituição, que aconteceu no auditório do Tribunal Regional Eleitoral, no Centro Administrativo da Bahia.

A solenidade contou com a presença do Governador do Estado, Jacques Wagner, que, em seu discurso, destacou o fato de estar presenciando, pela primeira vez, “uma Defensora Geral nomear uma Defensora Geral”. Wagner destacou que o gesto de escolher o candidato mais votado de uma lista tríplice não foi uma delicadeza, mas sim uma convicção da autonomia da DPE no Estado. “Dessa forma, nós fortalecemos as Instituições brasileiras. A Defensoria desempenha um papel da mais alta importância. A sensação de ausência do Direito e da Justiça é a porta de entrada de uma sociedade violenta”, declarou o Governador.

Tereza Cristina assumiu a Defensoria ressaltando o compromisso social da Instituição em prol dos marginalizados, dos incapacitados de acessar a Justiça, citando dados do último Diagnóstico da Defensoria Pública, o qual apontou que a Bahia possui um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano do país. “Para desempenhar este papel, é preciso que os Defensores tenham uma remuneração digna, estrutura de trabalho adequada. Prometo muita seriedade no trato da pessoa pública”, acrescentou.

A solenidade foi aberta pela então Defensora Geral Hélia Barbosa, que deixou o cargo fazendo um retrospecto das principais ações da gestão e comemorando o saldo positivo dentro das diretrizes e metas traçadas. A presidente da Associação dos Defensores Públicos (ADEP/BA), Laura Fabíola Amaral Fagury, também compondo a mesa solene, parabenizou a nova Defensora destacando a confiança da classe no cargo que assume.

Estiveram presentes também, compondo a mesa solene, o presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, a desembargadora e vice-presidente do Tribunal de Justiça Lucy Lopes, o secretário geral da Arquidiocese de Salvador, Padre Antônio Ademilton de Santa Bárbara, o Procurador Geral do Município, Pedro Guerra, o assessor do Ministério da Justiça, Pedro Abramovay, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Lícia Laranjeira, o Procurador-Geral de Justiça do Estado, Lidivaldo Britto, a corregedora-geral da Defensoria, Célia Maria Nery Padilha, a Defensora Geral de Tocantins e membro do Conselho Nacional de Defensores Públicos-Gerais e o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP).