COMUNICAÇÃO

Novos defensores públicos participam de qualificação sobre a Especializada de Família

21/08/2017 16:00 | Por Alessandra Lori - Estagiária *Com supervisão de Vanda Amorim DRT/PE 1339

Palestra destacou a importância do atendimento humanizado e da defensoria vocacional na área

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA iniciou, na manhã desta segunda-feira, 21, mais uma etapa do  curso de formação e ambientação sobre as rotinas da Defensoria Pública para os novos defensores públicos do Estado, empossados em junho deste ano.  Promovido pela Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia – Esdep, o Curso de Preparação à Carreira de Defensor Público conta com atividades teóricas e práticas nas diversas áreas de atuação da DPE/BA.

A subcoordenadora da Especializada de Família, Donila Fonseca, fez a apresentação da área, abordando organização administrativa, legislação específica, funcionamento e rotina na capital. Em seguida, foi a vez dos defensores públicos que atuam na área, Tatiane Ferraz e George Araújo, abordarem perspectivas práticas e atuação no interior, respectivamente.

Em sua fala inicial, Donila Fonseca, parafraseou um dos destaques da Constituição de 1988: “todo poder emana do povo, e a razão da Defensoria existir vem das necessidades do povo”. A subcoordenadora da Especializada de Família destacou que o atendimento humanizado aos assistidos é reflexo do compromisso do defensor público. “Ser defensor é uma atividade vocacional, ter sensibilidade no tratamento às pessoas que buscam a resolução dos problemas é proporcionar cidadania”, destacou a defensora pública Donila Fonseca.

O defensor público Antônio Agnus fez uma avaliação geral do curso até agora: “o conteúdo todo tem sido voltado para nos dar as melhores condições de começar nossas carreiras, com as informações necessárias sobre a atuação da Instituição junto à população, isso nos dá um grande incentivo para atuar em prol dos assistidos”. O defensor destacou, ainda,  a importância da temática abordada na palestra do dia: “é fundamental estarmos a par da rotina, do tipo de tratamento que devemos ter com as pessoas que procuram ajuda da Especializada de Família porque isso irá refletir no atendimento”.

 

PROGRAMAÇÃO

Durante a semana, acontecerão atividades práticas como atendimento inicial, mediações, acompanhamento de processos entre outras, nas unidades de atendimento da Especializada de Família.  O Curso de Preparação à Carreira de Defensor Público, é composto por aulas teóricas e atividades práticas que prepara os(as) novos(as) defensores(as) públicos(as) para atuação no interior do Estado.