COMUNICAÇÃO

PAULO AFONSO – DPE/BA consegue vagas de trabalho com Pastoral Carcerária para custodiados do Complexo Prisional

13/03/2018 16:59 | Por Amanda Santana - DRT/BA - 5666

Sete presos irão trabalhar no projeto Recanto Solidário, da Igreja Católica

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realizou reunião com lideranças da Pastoral Carcerária em Paulo Afonso com o objetivo de propor a expansão de vagas disponibilizadas para trabalhos externos dos custodiados do Complexo Prisional de Paulo Afonso.

Desta forma, após pedido formulado pela Defensoria Pública, sete penitenciários obtiveram autorização para trabalhar no projeto Recanto Solidário, da Igreja Católica, no cultivo de horta orgânica, destinados a alimentação de pessoas envolvidas em outros projetos da Igreja. A Pastoral também possui planos de ampliar a horta e comercializar os produtos no município.

Para a defensora pública Ana Valéria, a parceria entre a Defensoria Pública e a Pastoral Carcerária fortalece a luta contra o hiper encarceramento e as violações à dignidade humana das pessoas privadas de sua liberdade.

O complexo penitenciário de Paulo Afonso, até fevereiro, estava com 693 custodiados, destes, 160 do sexo masculino e sete do sexo feminino, ambos gêneros são presos condenados; 435 provisórios (418 homens e 17 mulheres, sendo que 218 são oriundos de comarcas onde não há Defensoria Pública); e 91 no regime semiaberto.

Durante a reunião com Iria Xavier e Marisia Feitoza, que fazem parte da liderança da Pastoral Carcerária, também foram discutidos temas como assistência aos egressos e a situação da superlotação do Complexo Prisional. A reunião ocorreu no dia 8 de março.