COMUNICAÇÃO

Prevenção de acidentes com crianças é debatida na Escola Superior da Defensoria Pública

10/10/2017 17:47 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA (texto e fotos)

Cinco mil crianças morrem por ano vítimas de acidentes de consumo

 

Em uma parceria entre a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia, Secretária de Saúde do Município do Salvador através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e Escola Mediterrâneo aconteceu nesta terça-feira, 10, na Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia – ESDEP, o Seminário Ação Cidadã: Criança Segura.

“Esse seminário objetiva disseminar as informações essenciais sobre ambientes seguros para crianças, adolescentes e promover a conscientização da troca de informações entre os pais e responsáveis acerca da segurança no ambiente em que elas estiverem inseridas”, explicou a defensora pública Laíssa Rocha. Ela ainda acrescentou que a atividade tem cunho preventivo e visa fomentar a educação em direitos.

De acordo com o subcoordenador da Especializada Cível e Fazenda Pública, Gil Braga, a ideia é de que se torne uma Ação Cidadã que se institucionalize na Defensoria Pública e que se perpetue ano após ano trabalhando a prevenção e conscientizando as pessoas da necessidade de prevenção de acidentes de consumo envolvendo crianças e adolescentes.

Segundo o coordenador do Terceiro Grupamento do Bombeiro Militar do Estado da Bahia, Major Ramon Diego Pimentel, 5 mil crianças morrem por ano vítimas de acidentes de consumo. Ele listou como locais de maior incidência para essas ocorrências: banheiros, piscinas, cozinhas e casas com janelas sem a devida proteção e com cadeiras e pufes próximas a estas.

“É preciso que se pare com o pensamento que acidente é algo que aconteceu do acaso. É mais do que urgente que pensemos que é algo prevenível e evitável. Então todos os esforços, toda a divulgação que for possível se fazer em relação à prevenção de acidentes é mais do que válido”, salientou a instrutora do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Edazima Bulhões.

A coordenadora pedagógica do Colégio Mediterrâneo, Angélica Santos, compartilhou com os presentes as experiências vividas com as crianças pelas quais ela é responsável, diariamente. A subcoordenadora da Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Gisele Aguiar, também esteve presente.